Evento Ator Interessado na NF-e - Transportador
No momento da emissão da NF-e, muitas vezes o emitente ainda não definiu o Transportador que ficará responsável pela entrega da mercadoria, impedindo, portanto, que essa informação conste em campo específico da NF-e, ou mesmo no grupo de pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e. Em vários outros casos, o responsável pelo transporte é o destinatário e, nesses casos, o Emitente não tem condições de informar o Transportador no XML da NF-e.
Este evento tem o objetivo de permitir que o Emitente informe a identificação do Transportador a qualquer momento, como uma das pessoas autorizadas a acessar o XML da NF-e.
No caso em que o transporte não é de responsabilidade do Emitente, o Destinatário poderá gerar o evento, com o mesmo objetivo de autorizar que o Transportador fique autorizado a acessar o XML da NF-e.
Nos casos de Redespacho ou Subcontratação, definido o transportador contratado, este poderá também autorizar outro transportador participante da mesma operação de transporte a acessar o XML da NF-e.
O Transportador precisa dos dados da NF-e para instrumentalizar seus processos de transporte e, a partir da geração deste evento, possibilita o transportador em buscar o XML da NF-e no Ambiente Nacional, por meio do “Web Service de Distribuição de DF-e de Interesse dos Atores da NF-e”, conforme documentado na NT2014.002.
Este evento somente pode ser gerado no prazo de 6 meses após a data de autorização da NF-e.
Nos testes realizados no ambiente de Homologação, o Transportador precisou estar com a consulta das notas destinadas habilitado, antes da geração do evento, para que fosse possível receber o arquivo XML.
A Consulta por Chave de Acesso, não retornou o XML após o Evento do Ator Interessado, retornando a Rejeição: 640 - CNPJ/CPF do interessado nao possui permissao para consultar esta NF-e.
O Download pelo Portal Nacional com o Certificado da Transportadora também não foi possível, sendo retornado o erro "O CNPJ ou CPF do certificado não está autorizado a fazer o download do documento".
Outra situação identificada foi quando o Emitente ou Destinatário registra o Evento com Sequência=1, indicando a Transportadora. Esta por sua vez, faz um novo evento, para o caso de Subcontratação, onde foi enviado o evento com sequência=1 também, porém ocorreu rejeição de duplicidade de evento.
Entende-se que a sequência do Evento, é por Chave de Acesso, sendo necessário que a cada Evento esta Sequência seja incrementada, independente do Autor que a registrou.
Quando ocorrer a rejeição 574 (Duplicidade de Evento), clique em Reemitir Evento, para que o campo da Sequência seja incrementado, e uma nova tentativa do envio seja realizada.
Consulta de Eventos Ator Interessado
A tela permite a consulta dos eventos já registrados anteriormente. No rodapé da tela, existem alguns botões, os quais daremos mais detalhes.
- Incluir Ator Interessado: esta opção permite a inclusão de um novo evento.
- Incluir novo Ator a Chave: esta opção, carrega os dados de um evento já gerado anteriormente, útil para a inclusão de um novo CPF/CNPJ, carregando as informações.
- Reenviar Evento: caso ocorra algum erro, ou alguma rejeição, está opção permite reenviar um evento.
- Excluir Evento: esta opção irá remover um evento com erro ou rejeitado.
Incluir Evento
O evento poderá ser realizado pelo Emitente da Nota, ou pelo Destinatário, registrando o Transportador. Conforme o Tipo da Autorização definida neste evento, a Transportadora poderá ou não autorizar outro Transportador.
Filial -> Emitente, Destinatário ou Transportador, campo para definir o Autor do evento;
Ambiente -> Produção ou Homologação (testes). Deverá ser considerado o mesmo ambiente no qual a nota foi emitida, no caso sempre será "Produção", exceto se necessitar fazer algum teste;
Chave de Acesso da NFe -> Informe a Chave de Acesso da NFe que deseja vincular o Transportador;
Autor -> Selecione a relação da Filial com a nota, se Emitente, Destinatário ou Transportador;
Tipo da Autorização -> Esta opção permite ao Emitente ou Destinatário definir se o Transportador, se poderá ou não, autorizar outra Transportadora;
CPF ou CNPJ -> Neste campo será definido o Transportador, no qual se deseja conceder a permissão para o Download do XML da NFe;
Explicando os campos numéricos destacados na imagem acima:
1 - NFe > este botão permite selecionar uma Nota Fiscal lançada no sistema, preenchendo o campo da Chave de Acesso;
2 - DFe > permite selecionar a chave de acesso de uma NFe recebida na consulta da Distribuição do DFe, caso seja o Destinatário;
3 - Selecionar Parceiro > permite selecionar o cadastro de um parceiro, para preenchimento do campo CPF/CNPJ;
Incluir Evento a partir da Consulta de NFe
Na consulta de Notas, selecione o registro desejado e clique sobre o botão indicado na imagem abaixo, desta forma a tela de inclusão será exibida, onde poderá informar o CPF ou CNPJ do Transportador.