Emitir NF-e de Devolução de Compra sem Destaque de Impostos
Para emitir a nota de devolução, será necessário primeiramente cadastrar três coisas:
- O fornecedor da mercadoria, pois ele será o destinatário da nota;
- Os produtos que serão devolvidos;
- A operação específica para esse tipo de nota: temos tipos diferentes de CFOP para devolução e sua contabilidade deve ser consultada para saber o que melhor supre sua necessidade. Solicite também o código CSOSN ou CST dependendo do Regime Tributário da sua empresa.
Após ter tudo pronto acione o suporte para um de nosso atendentes fazer as configurações, caso seja necessário.
Se houver ICMS destacado na NFe de compra, é necessário saber se o fornecedor exige que ele seja destacado na NFe de devolução. Clique aqui para saber mais.
1° Passo: abra a tela de emissão de nota e seleciona a operação de devolução. O parceiro será para quem você vai devolver os produtos. A condição de pagamento pode ser à vista e a forma para as notas de devolução será sempre sem pagamento. Os valores devem ser os mesmos da nota que está sendo devolvida.
2° Passo: após lançar os produtos, vá até a última aba chamada Documento Referenciado para informar qual nota você está devolvendo:
Selecione o tipo de documento e coloque a chave de acesso, caso seja uma NFe são os 44 números que ficam na parte de cima da DANFE. Clique no + no canto direito da tela para o sistema salvar as alterações.
3° Passo: Vá na aba Informações Adicionais e no campo de interesse do fisco informe o seguinte texto:
DEVOLUÇÃO REFERENTE NF "X" EMITIDA EM "DD/MM/AAAA".
Feito isso só Gravar a nota.