Emissão de CTe de Subcontratação

Conhecimento de Transporte de Subcontratação é utilizado quando uma transportadora é contratada para dar sequencia em um fretamento que já foi iniciado por outra empresa de transportes. Para Emissão de CT-e de subcontratação será basicamente os mesmos passos para emitir um conhecimento de transporte normal, porem terá aditivos que precisam ser informados para um conhecimento de transporte de subcontratação. nessa documentação irá encontrar esse campos que precisam ser definidos para conseguir emitir o documento. Caso não saiba emitir o conhecimento de transporte padrão Clique Aqui para acessar o manual que estará detalhando os passos necessários para faze-lo.

1 - Diferenças da primeira tela de emissão de CTe

Diferente de um conhecimento de transporte normal, é necessário informar o Expedidor e o Recebedor, onde o expedidor foi quem emitiu o conhecimento de transporte anterior e também quem contratou o serviço com a nova transportadora, o recebedor na maioria dos casos será o destinatário, mudando em casos onde a mercadoria será entregue em locais diferentes do local do destinatário.

Expedidor: Transportadora responsável pela contratação do serviço a qual sua empresa irá prestar.

Tomador do Serviço: Empresa a qual irá realizar o pagamento do fretamento a qual esta realizando, diferente de um CT-e normal onde o tomador do serviço normalmente é o Remetente ou o Destinatário, nesse caso sendo o Expedidor (transportadora) a quem contratou vocês, mesmo que ao finalizar o fretamento e o remetente ou o destinatário é quem realiza o pagamento ao motorista, o correto seria o pagamento vir da transportadora a qual te contratou.

Tipo do Serviço: 1 - Subcontratação

2 - Diferenças da segunda tela

Além da NF-e referente a mercadoria que esta sendo transportada, é necessário vincular o conhecimento de transporte emitido pela transportadora anterior (Expedidor) na aba de Documentos de Transporte Anterior.

 

Emissor do Documento Anterior (Tomador do Serviço): Será o Expedidor definido na primeira tela.

Chave de Acesso: Precisará digitar a chave de acesso do CT-e emitido pela outra transportadora e clicar no +.

 

Após isso será possível gravar a nota clicando em Gravar CT-e no rodapé da tela.