Emitir NFe de Devolução de Compra com Destaque de Impostos
Em alguns caso de devolução, o fornecedor da mercadoria solicita o destaque de imposto para que os mesmos sejam creditados posteriormente.
Se for essa sua necessidade existem duas formas de fazer esse destaque, uma seria configurando o sistema para que ele calcule automaticamente se baseando na tributação configurada (ideal para notas de devolução com muitos produtos), e outra seria destacando manualmente que será o tema abordado nesse manual:
1 - Após finalizar os 3 tópicos do manual Nota de Devolução, volte até a aba "Produtos" e dê dois cliques em um dos produtos da nota (imagens ilustrativas):
A seguinte tela se abrirá:
Aqui temos todas as informações do produto em questão, perceba que os campos relacionado aos impostos estão todos zerados. Verifique qual deve ser o imposto destacado e encontre ele nessa tela. Caso sua empresa seja do simples nacional, a forma de destacar é a mesma para os impostos ICMS, PIS e Cofins, sendo necessário incluir somente a base de cálculo e a alíquota.
Exemplo de destaque de ICMS em uma empresa do simples nacional:
Nesse exemplo o produto tem um valor de R$100,00 reais e a alíquota de ICMS é de 18%.
Observe que o CSOSN (Código de Situação da Operação do Simples Nacional) está com 900 - Outros. A receita federal somente autoriza notas de empresas do Simples com destaque de imposto caso for usado esse código em específico.
Para empresas do Regime Normal o processo é semelhante, a única diferença seria o código CST (Código de Situação Tributária) que deve ser informado para que ocorra os destaques.
2 - Após informado os impostos, clique em Gravar e depois em Não, para que o sistema não subscreva as informações adicionadas manualmente.
3 - É possível conferir os totais da nota na aba "Totais", verifique se os valores estão de acordo com sua necessidade.
Na imagem estou utilizando o mesmo exemplo anterior, 18% de alíquota com um valor base de R$100,00.
Após conferir, basta gravar a nota.
Caso sua necessidade seja destacar IPI ou ICMS ST, acione o suporte para que a tributação seja cadastrada, dessa forma o sistema calcula por conta própria.