O que é a Autorização Supervisionada, e quando utilizar?

Esta funcionalidade permite uma análise e um controle no momento da venda, de clientes inadimplentes, ou então de descontos acima do limite, que o vendedor concedeu, entre outros.

 

Ao habilitar esta funcionalidade, esteja ciente de que algum administrador/supervisor deverá realizar a análise sempre que necessário, para que a venda seja liberada.

 

Para consultar quais informações são analisadas na Autorização Supervisionada, clique aqui.

 

- Habilitando a Autorização Supervisionada

Para habilitar a funcionalidade, um Operador Administrador deverá acessar o Menu: Configurações > Configurações Globais > Geral. 

Nas Configurações relacionadas ao Parceiro, marque a opção "Utilizar Autorização Supervisionada".

Observe a opção abaixo "Não considerar a Autorização Supervisionada nas vendas à vista". Marque esta opção, quando desejar que a autorização não seja aplicada, quando a venda seja à vista.

 


 

- Exemplo de uso

Ao finalizar a venda, será verificado se o cliente possui alguma pendência, ou se existe alguma outra divergência na operação, e irá gerar uma solicitação de análise para os administradores do sistema.

Autorização-supervisionada.gif

Se existir mais de um Operador Administrador, você poderá definir quem irá receber o aviso para análise, e deixar alguma observação. Ou então, deixe o campo em branco, para que todos Operadores administradores recebam o aviso.

 


 

No sistema do Operador Administrador, será exibido um aviso no canto inferior da tela, alertando que existem novas análises a serem verificadas, conforme ilustração abaixo.

Autorização-supervisionada-2.gif

Ao clicar sobre o aviso, uma tela com a lista de análises pendentes será exibida, contendo algumas informações básicas sobre cada ocorrência.

Após clicar na opção "Analisar", esta ocorrência não irá mais aparecer a outros operadores, pois já foi atribuída a este Operador, e será ele quem irá fazer a analise da mesma.

Uma nova tela será aberta, com os detalhes de cada irregularidade. O operador deverá analisar uma a uma, e aprovar ou rejeitar.

Se todas as ocorrências forem aprovadas, a venda será finalizada. Caso alguma ocorrência seja rejeitada, um aviso será exibido ao operador solicitante, contendo a informação da irregularidade não aprovada, e não irá salvar a venda.