Como configurar multa, juros e dias para protesto no boleto bancário gerado pelo sistema.

Olá!

Para mostrar como configurar estas informações em seu sistema,  vamos levar em conta um exemplo fictício onde precisamos incluir no boleto juros de 0,10% ao dia, multa de 3% caso o boleto passe do vencimento, e ainda informar para protesto após 10 dias do vencimento.

Estamos considerando, neste artigo, que você já está emitindo boletos pelo sistema e já configurou o sistema para isso previamente conforme os outros manuais, e deseja agora apenas ajustar esta questão das taxas de multa, juros e dias para protesto.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Abra o sistema e na tela inicial acesse o menu BANCO >> CONSULTAR CONTAS;
  2. Na janela que abriu aparecerá a lista de contas, e você deve então dar duplo clique para editar a conta de boletos que deseja aplicar a configuração;
  3. Agora, com a janela de edição da conta aberta, no canto esquerdo ao final da janela você preenche os campos "Dias para protesto", "Taxa de Multa" e "Juros Mensais". Também no campo mais a direita "Instruções" preencha: "PROTESTAR APÓS 10 DIAS DO VENCIMENTO. COBRAR MULTA DE ATRASO DE 3% E JUROS DE 0,10% AO DIA";
  4. Clique em gravar, ou aperte F5.

Vale notar que os juros de 0,10% ao dia foram convertidos para a base mensal, contando como 30 dias, ou seja, 3% ao mês.

Pronto! Agora quando for gerar os seus boletos estas informações serão trazidas automaticamente para a tela de geração do boleto. As informações também serão geradas no arquivo de remessa que irá para a sua instituição bancária!

Veja abaixo a imagem que mostra o momento do preenchimento da configuração:

 tela-conta-bancaria-taxas-boleto.PNG