Serviço de Cobrança Online. O que é e como funciona

A emissão de boletos é uma necessidade para praticamente toda empresa. É um dos meios de cobrança mais populares no Brasil e que nos últimos anos passou por algumas mudanças para profissionalizar o método e torna-lo mais seguro.

Mas que alterações foram essas? E por que? Antigamente tudo que você precisava era gerar um boleto com os dados corretos contendo o valor, data de vencimento e a conta a ser creditada. Ao fazer o pagamento a conta bancária recebe o valor e o banco informa que o boleto foi pago. Simples e funcional.

Mas toda essa simplicidade trouxe problemas. Pessoas má intencionadas geravam boletos falsos onde os dados descritos no boleto eram uma coisa mas o código de barras (Legível apenas por máquina) estava com dados alterados para que o crédito fosse direcionado a outra conta.

Visando resolver esse problema a FEBRABAN mudou as regras e hoje todo boleto precisa ser registrado. O cliente emite um boleto pelo sistema como sempre fez e obrigatoriamente precisa informar o banco da existência desse boleto com a geração de um arquivo de remessa que contém todos os dados do boleto. Quando o cliente tentar pagar o boleto impresso ele é conferido com os dados que já estão no banco e se estiverem incorretos o boleto não pode ser pago, evitando (ou ao menos reduzindo) fraudes. 

Tudo isso trouxe dificuldades na forma em que os boletos são gerados pelo sistema. Ao emitir um boleto e enviar para o cliente você deve gerar a remessa o quanto antes para que ele consiga fazer o pagamento. Ou seja, cada vez que você gerar um boleto deve também gerar o arquivo e informar o banco, as vezes precisando fazer isso várias vezes ao dia. E pra piorar, muitas vezes o banco leva horas para processar o arquivo e registrar o boleto.

Pensando em simplificar todo o processo, iniciamos uma integração do nosso sistema com serviços de cobrança online. Ao fazer uso desse serviço todo o processo é simplificado, não sendo necessário gerar arquivos de remessa para o banco nem obter o arquivo de retorno para liquidar os boletos pagos no sistema. Tudo é feito de forma automática.

O primeiro serviço de cobrança com o qual integramos é o PagHiper. Pra explicar de forma bem resumida como funciona vamos colocar um passo a passo da geração do boleto:

  • Você faz uma venda e ao finalizar seleciona a opção de Gerar Boleto. 
  • Ao fazer isso o sistema pega os dados do boleto e comunica o PagHiper
  • PagHiper gera o boleto, registra com o banco e retorna todos os dados do boleto gerado
  • Nosso sistema exibe o PDF do boleto pronto para impressão.

Todo esse processo leva apenas alguns segundos, dependendo da velocidade da sua internet. Simples e fácil, não?

Pra ficar claro, no método antigo de geração de boletos, quando o cliente efetuava o pagamento o crédito era efetuado direto na conta bancária do cliente. Já no boleto gerado através do serviço de cobrança e a administradora que recebe o dinheiro e transfere esse valor em até dois dias úteis para a conta bancária da empresa.

Serviços de cobrança oferecem outras vantagens também, entre elas:

  • Não é necessário nenhum processo de homologação com o banco
  • Em vários casos a taxa cobrada por boleto é mais barata
  • Lembretes de vencimento por e-mail e SMS
  • Emissão de boletos por pessoa física

Até a data da publicação deste artigo o sistema está integrado apenas com o PagHiper. Pretendemos integrar com mais serviços de cobrança no futuro para que o cliente tenha mais opções de preço e recursos.