Monitoramento/Início automático dos Serviços - Servidor TryERP e SQL Server (Beta)

Já a algum tempo que algumas instalações do Windows apresentam problemas relacionados ao Servidor do TryERP/TryNFe fechar "do nada" e do serviço do SQL Server que, sem explicação nenhuma, simplesmente não inicia apresentando a mensagem "Serviço do Banco de Dados não foi iniciado".

Pra contornar isso foi utilizado alguns Scripts que trabalham com o agendador de tarefas do Windows conseguindo reduzir significativamente o problema, mas em alguns casos simplesmente não funcionavam bem. Além disso, acabava conflitando com o sistema de atualização, por vezes iniciando o servidor no meio do processo de atualização.

A partir da versão 609 uma nova versão do sistema de atualização foi disponibilizada com várias novidades, entre elas a possibilidade de monitoramento do serviço do SQL Server e do executável do TryNFe, responsável pela emissão dos documentos fiscais. Esse monitoramento é um "launcher" que fica responsável por iniciar o serviço do banco de dados e também o servidor de transmissão de documentos fiscais caso eles fechem ou não iniciem sozinhos por alguma razão.

Para habilitar o monitoramento é bem simples, basta acessar a aba Monitoramento disponível no sistema de atualização, conforme imagem abaixo

Nessa tela temos duas opções: Monitoramento do Serviço do SQL Server e o Monitoramento do Servidor. Siga os passos abaixo para entender melhor como habilitar o monitoramento

Monitoramento do Serviço do SQL Server

Para habilitar o monitoramento do Serviço, precisamos selecionar o serviço, o usuário (Obtido automaticamente pelo sistema) e definir as permissões para que o usuário informado possa manipular o serviço. Feito isso basta Clicar no botão para definir as permissões. 

Com tudo isso feito, basta clicar no botão Efetuar teste com o Serviço. Se o teste for bem sucedido, o sistema perguntará se você deseja habilitar o monitoramento, basta clicar em Sim para ativar.

Ao clicar no botão para fazer o teste com o serviço, o sistema reinicializa o serviço do SQL Server para garantir o funcionamento. Tenha certeza de que ninguém na rede está fazendo uso do sistema antes de habilitar o monitoramento.

Quando o monitoramento do serviço está ativado e em execução um botão destacado em azul para desabilitar é exibido, conforme a imagem abaixo

Basta clicar que o monitoramento do serviço é desabilitado.

Monitoramento do executável do Servidor

Para habilitar o monitoramento do executável é muito simples, basta clicar no botão abaixo

Assim que clicar no botão, ele mudará de cor indicando que o monitoramento está ativado

Para desabilitar o monitoramento, basta clicar no botão novamente

O sistema verifica a cada 30 segundos se o serviço e o executável estão ativos. Caso algum deles esteja desativado, serão iniciados.

Não é necessário desabilitar os monitoramentos antes de atualizar o sistema. Tudo isso ocorre de forma automática

Assim que habilitar o serviço é recomendado fazer um teste, fechando o Servidor e parando o serviço do SQL Server. Em menos de 1 minuto tanto o serviço como o executável devem estar rodando novamente. Caso isso não ocorra, verifique o Status do monitoramento clicando no botão "Clique para obter um Status do Monitoramento do Sistema", conforme imagem abaixo

O executável do servidor monitorado é sempre no caminho definido nas configurações do sistema de atualização (Por padrão o C:\TryNFe\Servidor)

Em alguns testes internos o monitoramento do serviço falhava por não conseguir definir as permissões adequadas no serviço, o que pode ocorrer por configurações do Windows. Em caso de falha, continuem usando os Scripts no Cliente e reportem a equipe de desenvolvimento o problema