Produção dos Produtos
Antes de iniciar o processo, precisamos realizar algumas Configurações.
Como o objetivo principal desse processo, é o acompanhamento das Produções, e acima de tudo, o controle de Estoque dos itens produzidos, precisamos criar uma nova Operação de Ajuste de Entrada de Estoque, ligada a uma Conta de Estoque específica.
Realizado o cadastro da Operação, da Conta de Estoque, e feito o vínculo dos mesmos, podemos prosseguir.
Após feita a Emissão do Pedido, será gerada uma Ordem de Produção, para cada item que possuir uma Máquina de Produção definida no seu cadastro (clique aqui para consultar como é realizado o cadastro do produto).
A tela abaixo, é uma Consulta das Ordens de Produção (OP).
O código da OP, é gerado com base no Número do Pedido, e a sequência de inclusão do item no Pedido.
Após o produto passar por cada máquina no "chão de fábrica", iremos realizar o Apontamento da produção. Para isso, iremos editar a OP produzida, clicando no botão F2 - Editar Ordem, onde a seguinte tela será aberta.
Nesta tela, serão exibidas as Máquinas para a Produção do Item selecionado.
Agora, iremos informar:
- o Operador da Máquina (Parceiro identificado como Técnico no cadastro) (campo é opcional);
- a Data de Início e Término da Produção;
- e a Quantidades e Volumes Produzidos.
Após isso, ao clicar em Gravar (F5), caso seja a única ou a última Máquina para a produção deste item, será exibida uma mensagem para a inclusão dessa quantidade em estoque. (Na primeira vez que clicarmos em Sim, será aberta uma janela para selecionar a Operação cadastrada no início deste processo).
Podemos ter duas situações no Processo de Produção:
- Parcialmente Produzida: Quando produzimos apenas uma parte da quantidade do Pedido;
- Totalmente Produzida: Quando produzimos a quantidade do Pedido ou mais;
Com a Produção finalizada, mesmo que parcialmente, podemos realizar o Faturamento deste Pedido. Para isso, iremos configurar a Operação de Venda, para a mesma Conta de Estoque citada no início. Desta forma, ao realizar os apontamentos, o sistema irá dar a Entrada das quantidades produzidas, e no Faturamento, a saída, podendo assim, realizarmos o controle de estoque correto dos itens.
Antes de iniciar, precisamos habilitar um parâmetro, conforme procedimentos abaixo:
Selecionar a Opção conforme imagem abaixo.
Pronto! Agora podemos carregar os Produtos do Pedido, e realizar o Faturamento.
Abra a Tela de Emissão de Nota/Movimento, defina a Filial, Operação e o Parceiro (Cliente), e clique sobre o Botão "Faturar Pedido" no menu superior.
Na tela que será aberta, selecione o(s) Pedido(s) que deseja Faturar, defina a quantidade, caso necessário, e clique no botão F5 - Faturar Pedidos.
* Lembrando que a Quantidade dos Volumes, definidos no Apontamento, serão somados na Quantidade de Volumes da tela de Emissão da Nota.