Ordem de Serviço - Máquinas e Equipamentos
Para gerar uma Ordem de Serviço para Máquinas e Equipamentos, existem alguns pré-requisitos necessários. Por exemplo, quando você receber um equipamento para conserto, é necessário que você tenha cadastrado os produtos e serviços que serão utilizados, assim como qual e de quem é o equipamento em questão.
Os passos necessários para gerar uma OS são: selecionar o tipo de equipamento; associar um equipamento ao parceiro; alocar produtos; alocar serviços.
Para cadastrar uma Ordem de Serviço:
- Clique na aba Ordem de Serviço, e no menu que abrir selecione a opção Ordem de Serviço - Máquinas e Equipamentos
- Selecione a Filial
- Selecione o Operador
- Selecione a Operação ORDEM DE SERVIÇO
-
Selecione o Parceiro, para cadastrar um novo parceiro, clique aqui
O preenchimento do item 6 é opcional, variando conforme o seu desejo de controle e de informações sobre os itens que recebe
-
Preencha as informações sobre as Máquinas e Equipamentos
O preenchimento dos produtos é obrigatório caso deseje emitir uma NFe com esta ordem de serviço
-
Preencha as informações sobre Produtos Alocados
O preenchimento dos serviços alocados é obrigatório para a emissão da NFSe
- Preencha as informações sobre Serviços Alocados
- Gravar Ordem de Serviço
--Disponivel na versão 783--
Separando Faturas Produtos / Serviços
Na tela de cadastro de Operação é necessário marcar a opção aba -> Tipos de Operação -> Separar Fatura Produto/Serviço.
Calculando Impostos previamente que influenciam no valor da Fatura
(IPI | ICMS ST | ISS Retido | PIS | COFINS)
Para que seja feito esses calculos é necessário vincular as operações que iram emitir da OS suas respectivas notas NFe e NFSe para isso na tela de cadastro da operação da Ordem de Serviço é necessário vincular em seus respectivos campos as operações conforme imagem abaixo:
As operações vinculadas precisam possuir suas respectivas regras nas tributações
Caso possua o parâmetro marcado (Configurações Globais -> Ordem de Serviço -> Configurações da OS -> Descontar o valor de ISSRF na fatura relacionada a OS/NFSe) e foi criado as regras para calcular os impostos já na Ordem, só será levado em consideração essa regra já na Ordem e não será descontado uma segunda vez.
Componentes dos Produtos na Ordem de Serviço - Máquinas e Equipamentos
É possivel adicionar componentes a um produto da ordem de serviço e o mesmo será realizado ajuste de estoque para consumir na produção do produto vinculado a ordem de serviço, como se fosse realizar a produção do produto que esta vendendo utilizando os componentes vinculados.
A produção ocorrerá no momento de encerrar a Ordem, caso seja reaberta, a mesma será desfeita, e recriada caso encerrado novamente.
Caso foi criado composição de produção no menu Estoque, o mesmo pode ser usado aqui, ao selecionar um produto que possua componentes de produção já criado, será adicionado ao acessar a tela caso não possua nenhum alteração já feita nos componentes desse produto da Ordem de Serviço
Adicionar Componentes - Será vinculado já ao produto os componentes.
Adicionar Componentes - É possivel adicionar componentes sem ter um produto já adicionado, usado em situações onde operador não sabe ao certo para qual produto será alocado a matéria prima solicitada, onde será necessário fazer o vincúlo antes de encerrar a Ordem.
Selecionará qual o produto que é componentes, a sua quantidade e se desejar o valor (o mesmo será puxado da tabelação de preço) -> caso marcado o parametro a soma dos produtos será somado ao valor do produto da OS, caso deseja que o valor do produto vendido seja o valor total de seus próprios componentes, basta informar que o preço de venda do produto acabado seja zerado. Para isso é necessário estar marcado uma parametro -> Configurações Globais -> Ordem de Serviço ->Configurações da OS -> Adicionar o valor dos Componentes ao valor do produto relacionado na tela de Ordem de Serviço.
Esse cálculo só será feito a primeira vez que o produto foi adicionado / vinculado, após isso se acessado a tela novamente e editado o valor o mesmo não será levado em consideração não havendo nenhum tipo de alteração ao produto da Ordem.
Caso precisa que aconteça uma correção é necessário remover o Produto da Ordem e adicionar ele novamente repetindo todo o processo.
Caso feito pelo Adicionar Componentes não terá a possibilidade de alterar para qual produto da OS, será vinculado esses componentes, sendo vinculado ao produto que foi selecionado previamente e a coluna Produto OS estará indisponivel.
Caso precisa ser feito alteração acessar a tela pelo Adicionar Componentes.
Parametros necessários no cadastro da Operação
Para que a montagem aconteça ao encerrar a OS é necessario marcar a opção "Efetuar Montagem dos Produtos automaticamente na Venda".
Existe uma customização onde é possivel que em vez da montagem acontecer, seja realizado apenas a saida do produto principal e dos componentes vinculados a ele, onde a saida do estoque do produto principal vai sair normalmente e os componentes vão sair através de ajuste de estoque. para isso é necessário marcar a opção "Efetuar Montagem dos Produtos automaticamente na Venda" e também a opção "Não Realizar Montagem Componentes OS".