Erro na validação de XML - The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:vICMSUFDest' element is invalid

Erro na validação de XML

- The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:vICMSUFDest' element is invalid 
- The value 'XXXX' is invalid according to its datatype 'htt://www.portalfiscal.inf.br/nfe:TDec_1302'
- The Pattern constraint failed. / Data at the root level is invalid. Line 1, position 1.

Causa

Um dos erros que ocorrem ao gerar uma nota interestadual é o erro de partilha negativa. Caso sua empresa seja do simples nacional e esse erro ocorre sempre que você faz notas para outros estados provavelmente é algum parâmetro incorreto. Então conecte no suporte para te auxiliarmos a ajustar.

 

Solução

Caso sua empresa seja do Simples Nacional, basta seguir estes passos. Do contrário, você terá que seguir os passos descritos neste tópico.

 


Solução para empresas do Simples Nacional:

Caso sua empresa esteja no regime Simples Nacional, basta seguir os passos abaixo para solucionar o problema no documento fiscal que está emitindo. Lembre-se que você deve estar nos procurando através dos nossos canais de suporte para que possamos analisar a situação com o objetivo de não ocorrer o problema novamente.

1° Passo - Editar o produto

Supondo que você já esteja com o documento fiscal aberto na tela de Consulta de Notas, basta clicar sobre a aba Produtos e após isso em Editar Produto:

edição-prod.gif

Nota importante

Caso seu documento fiscal tenha mais de 1 produto, será necessário verificar quais produtos o problema ocorreu. Para fazer isso é bem simples, basta arrastar a barra inferior da tela até a coluna do Valor ICMS UF Destino:

icms-uf.png

 

2° Passo - Alterar o valor do ICMS UF Destino

Na tela em que se abriu, vá até o final da página e procure pelos campos da partilha. O nome é "ICMS Para UF de Destino"

Encontre o campo com valor negativo: "Valor ICMS UF Destino" e coloque 0 no lugar:

editando-valor.gif

Depois de editar clique em Gravar. Após gravar uma tela solicitando se você deseja recalcular os impostos aparecerá, clique em NÃO para que o sistema registre corretamente a informação que você alterou.

 

3° Passo - Reemitindo o documento fiscal

Feito isso, volte para a aba Status NFe e reemita a nota:

reemisão.gif

Feito! Sua nota provavelmente deve ser autorizada, caso o problema persista entre em contato conosco. 

Caso sua empresa seja do Simples Nacional e você tenha acesso a área tributária do sistema, basta ir até o menu Gerenciar Cadastros > Consultar Emitentes e então clicar duas vezes sobre o cadastro da sua empresa e editar o campo Não calcular a partilha do ICMS na aba Opções, feito isso esse problema não irá ocorrer novamente.

Se você não tiver acesso a área tributária do sistema, basta entrar em contato conosco através dos nossos canais de suporte que iremos realizar a alteração em seu sistema, isso evita que você venha a enfrentar esse problema novamente.

 


Solução para empresas do Regime Normal:

Esse problema para as empresas que destacam impostos ocorre esporadicamente. Na maioria dos casos, 100% da diferença de alíquotas de ICMS entre os estado é atribuída ao estado de destino, ou seja, o valor do ICMS não é partilhado. Caso o problema aconteça o recomendado é verificar as seguintes informações:

  • A alíquota da operação interestadual;
  • A alíquota interna do estado de destino;
  • A porcentagem de partilha entre os estados.

Com esses dados em mãos é possível configurar o sistema de forma à calcular corretamente. A forma de edição é a mesma das empresas do Simples Nacional. Basta editar os produtos e descer a página até os campos de partilha e preencher os seguintes campos:

  • Aliq. Interestadual UF Envolvidas;
  • Aliq. Interna UF Destino;
  • % Partilha ICMS Interestadual;

Certifique-se de preencher os campos corretamente antes de apertar em Sugerir Cálculo.

E então clicar no botão Sugerir Cálculo.

Depois de editar clique em Gravar. Após gravar uma tela solicitando se você deseja recalcular os impostos aparecerá, clique em NÃO para que o sistema registre corretamente a informação que você alterou.

Feito isso é só Reemitir o documento fiscal, como feito neste passo.