Diferença entre POS x TEF
Atualmente, aceitar pagamentos por cartões tem se tornado indispensável para os estabelecimentos comerciais, e para que isso seja possível, o estabelecimento precisa optar pela tecnologia que irá utilizar. Os mais comuns são o POS (Point of Sale - ponto de venda) e o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).
O que é o POS?
O POS é a famosa "maquininha de cartão", que o garçom pode levar até a sua mesa, para que você não precise ir até o caixa para pagar a sua conta. Basta inserir o cartão, digitar o valor e a senha, e o comprovante será impresso.
Estas maquininhas, são fornecidas por agências bancárias ou redes adquirentes.
Sua principal vantagem é a mobilidade, pois poderá leva-lá de um lugar a outro, e também utilizá-la nas entregas de delivery, caso possua este serviço.
A desvantagem, é que o POS é mono-adquirente, ou seja, possui apenas uma rede adquirente. Neste caso, talvez seja necessário possuir outros aparelhos POS de outras administradoras, para aceitar as diversas bandeiras de cartão.
Outro ponto é a conferência das vendas do estabelecimento, pois precisará guardar os recibos dos comprovantes e somá-los ao final do dia. Nos casos de volume de vendas muito altos, o processo de conferência pode ser bem trabalhoso, além de que deve se ter muito cuidado ao digitar o valor no momento da venda, para não cobrar um valor incorreto.
O que é o TEF?
O TEF é um software integrado ao sistema de gestão, que fica instalado no computador do caixa. Este software recebe as informações da venda do sistema de gestão, captura os dados do cartão através do PIN PAD, e se comunica com a rede adquirente via internet. Após realizada a transação, o comprovante é impresso por uma impressora térmica.
É muito comum em supermercados, farmácias e varejos com grande volume de vendas, devido a praticidade e agilidade nos recebimentos, evitando filas.
O TEF é multi-adquirente, ou seja, está integrado com diversas administradoras, aceitando diversas bandeiras de cartões, o que é uma vantagem e que torna o processo muito mais rápido e pratico.
Sua principal desvantagem é a mobilidade, pois o PIN PAD fica conectado ao computador, onde será necessário que o cliente vá até o caixa para efetuar o pagamento da sua conta.
Alguns estados não permitem o uso do POS para realizar os recebimentos em cartão, sendo necessário o uso do TEF.
Cada gestor, deverá avaliar os prós e contras de cada tecnologia, e escolher a melhor opção para a sua empresa. Lembrando ainda, que se necessário, é possível utilizar as duas tecnologias em sua empresa.
Enquanto o POS possui maior mobilidade, ainda assim exige do operador o registro das informações da venda no sistema de gestão. Já no TEF, ocorre a comunicação com o sistema de gestão, que já possui todas as informações necessárias facilitando o controle e diminuindo o risco de erros por digitação.