Saldo Flex (conta-corrente do Vendedor)
O Saldo Flex é uma função que permite aos vendedores uma autonomia e flexibilidade na hora de negociar os descontos em suas vendas. Também conhecido como "conta-corrente do vendedor", podendo ser comparado a um cartão de débito. O vendedor tem possibilidade de vender produtos com acréscimos (adicionando saldo à sua conta), e também conceder descontos (subtraíndo o saldo da sua conta).
Configurações
Para iniciar o controle da Conta Flex, é necessário ajustarmos algumas configurações, para que o sistema e o aplicativo iniciem o registro das movimentações, e todos os demais controles que envolvem a funcionalidade.
1) Habilitar a Filial
É possível realizar o controle apenas para as empresas desejadas, caso possua mais de um emitente cadastrado no sistema tryideas.
2) Habilitar o Vendedor
O próximo passo será habilitar os vendedores que utilizam o aplicativo de Pedidos. No menu Cadastros > Parceiros > Consultar Parceiros. Localize o vendedor desejado, e edite o cadastro. Na aba "2 - Dados Opcionais", localize o grupo "Configurações do App tryideas" e marque a opção "Utiliza Conta Flex". Após isso clique em "Gravar (F5)".
Repita o processo acima para todos os vendedores que desejar habilitar a Conta Flex.
Pronto! Com as duas configurações acima, a movimentação da Conta Flex já está habilitada, e iniciará as movimentações nos próximos pedidos realizados pelo App Pedidos.
Habilitar Produtos passíveis de Bonificação
Caso utilize o Controle de Preço Mínimo para os Produtos, por padrão o vendedor não poderá aplicar um desconto superior ao valor mínimo do item, mesmo que possua Saldo Flex disponível.
Para estes casos, existe a possibilidade de configurar os Produtos que poderão ser Bonificados, ou então vendidos com valor inferior do mínimo, consumindo o Saldo Flex do Vendedor.
Os Produtos configurados com a opção acima, poderão ser bonificados ou vendidos com valor inferior ao mínimo, descontando o Saldo Flex do vendedor.
Movimentação da Conta Flex
O Saldo Flex é calculado com base na movimentação dos pedidos realizados pelo vendedor. Ao conceder um Desconto para o cliente, automaticamente é gerado um débito na Conta Flex, bem como ao aplicar um valor acima do preço tabelado do item, o vendedor terá um acréscimo gerado em sua conta corrente.
Consultar movimentação da Conta Flex
Nesta tela é possível ver os detalhes de cada Pedido que gerou uma movimentação na conta flex.
Para analisar os detalhes por item, clique na opção "+" no início da linha. Esta opção permite verificar quais itens do pedido movimentaram a conta, qual era o valor tabelado, qual valor o vendedor aplicou, e quanto de crédito ou débito gerou cada item.
Em caso de cancelamento do Pedido, o saldos será recalculado e o pedido é desconsiderado.
Os Pedidos ou Produto que não movimentaram a conta flex, não serão exibidos nesta tela. Apenas itens que possuem um valor diferente da "tabela de corte", são exibidos.
Consultar Saldo Flex
Para consultar apenas os Saldos dos vendedores, sem visualizar toda a movimentação, acesse a segunda aba. É possível consultar por um vendedor específico, ou todos, deixando o filtro em branco.
Ajustar Saldo Flex
Para realizar um ajuste do Saldo, e conceder um crédito ou retirar um valor gerando um débito, clique sobre a opção Ajustar Saldo, no rodapé da tela de consulta de movimentação.
A seguinte tela será exibida, basta preencher os campos e clicar em Gravar (F5) para confirmar.
É possível programar um ajuste com data futura, desta forma a movimentação do ajuste somente será considerada após a Data e Hora agendadas, não afetando o Saldo imediatamente.
Devolução de Venda (ajuste do Saldo Flex)
Caso o cliente realize a devolução de produtos que foram originados de Pedidos realizados pelo vendedor, e este tenha movimentado a conta flex, ou seja, situações onde foram concedidos descontos ou acréscimos, podemos realizar um ajuste no Saldo da conta flex do Vendedor, após a emissão da nota fiscal.
Ao salvar a nota de devolução, será analisado se o Emitente controla a Conta Flex.
Caso não tenha sido informado o Vendedor na nota de Devolução, a seguinte mensagem será exibida. Caso opte por não definir o mesmo, a nota será finalizada sem a realização do ajuste, neste caso deverá ser avaliado o ajuste manual, caso necessário.
Após isso, a mensagem abaixo será exibida, solicitando se deseja realizar o ajuste do Saldo. Caso tenha certeza que não ocorreu movimentação na conta Flex, ou deseje realizar o ajuste manualmente, clique em "Não" para finalizar o processo de emissão da Nota Fiscal.
Confirmando a mensagem acima, a tela abaixo será exibida, onde devemos selecionar o Pedido no qual está sendo realizado a devolução. Desta forma o sistema irá obter a partir do pedido, os produtos devolvidos e calcular os valores do flex que deverão ser ajustados, conforme a quantidade devolvida. Localize o Pedido e clique na opção "Selecionar", conforme ilustrado na imagem.
O valor aplicado na Devolução, deve ser exatamente igual ao valor definido no Pedido, observando os Descontos ou Acréscimos, caso contrário o item não será localizado, e uma mensagem será exibida.
Confira se todos os Produtos devolvidos constam na lista, e estando tudo ok, clique na opção "Lançar Ajuste". Caso algum item não conste na lista, analise se o mesmo movimentou a conta flex, e se o Valor aplicado na devolução está igual ao pedido, considerando os descontos e acréscimos. Para voltar a tela de emissão da Devolução, clique no botão "Cancelar gravação da nota".
A tela de ajuste de Saldo Flex será exibida com os campos já preenchidos. Confira as informações e clique em "Gravar (F5)", para salvar o ajuste.
Feche a tela de ajuste de saldo, e na tela de seleção do Pedido, clique em "Fechar e continuar gravação da Nota", para finalizar a Devolução e transmitir o Documento Fiscal para a Sefaz.
A opção "Cancelar gravação da Nota", permite voltar à tela de emissão e ajustar alguma informação que estiver incorreta, como por exemplo o Valor do item, ou o Desconto aplicado originalmente no Pedido, para que a movimentação do Flex possa ser localizada.