Monitoramento de Pedidos em Kanban

O Kanban é uma metodologia de gerenciamento de projetos e de processos que foi originada no Japão. É usada para melhorar a eficiência, a produtividade e a comunicação dentro das equipes de trabalho. Uma das características principais do Kanban é a visualização do trabalho em um quadro, conhecido como quadro Kanban. Esse quadro é dividido em colunas que representam diferentes etapas do fluxo de trabalho, como "A Fazer", "Em Progresso" e "Concluído". As tarefas são representadas por cartões que se movem de uma coluna para outra à medida que avançam no processo.

Cadastros e configurações

Antes de iniciarmos os cadastros, precisamos definir os quadros que serão criados, e quais serão as colunas ou listas de cada quadro, de forma a organizar as etapas ou o fluxo em que os pedidos ou cartões deverão seguir.

A sugestão é realizar um levantamento das etapas do processo interno que deseja implementar, e criar uma sequencia por onde cada pedido deverá passar, até chegar a etapa final desse processo. Se necessário, escreva estas etapas em algum lugar antes, e analise cada ponto do fluxo, a após ter tudo definido, começaremos a passar estes dados para o sistema.

Vamos a algumas sugestões, como por exemplo, nossa primeira etapa serão os novos pedidos. Após isso, poderiamos ter uma etapa dos pedidos que estão em processamento, caso seja necessário alguma análise ou verificação de dados. Na etapa seguinte seriam os pedidos que estão aguardando o pagamento, caso o cliente precise dar uma entrada ou sinal para liberação do pedido. Após, podemos ter as etapas de expedição, conferência, faturamento, envio para entrega, entregues, etc.

Recurso incluído na versão 788 ! Caso esteja em uma versão inferior, solicite ao suporte a atualização do seu sistema.


Quadros

Os quadros são usados para gerenciar e visualizar o fluxo dos Pedidos. É possível criarmos um Quadro para os Pedidos de Saída e outro para os Pedidos de Entrada por exemplo. Ou então, de forma a separar algum controle interno que possuir na empresa, e que necessite algum fluxo diferente em que os Pedidos deverão seguir.

Ações automáticas ao realizar algum evento no Pedido poderão ser configuradas, para alterar o cartão de lista automaticamente:

Para definir as listas automatizadas ao Quadro, será necessário cadastrar as Listas primeiro, e depois editar o Quadro para realizar a configuração.


Listas ou Colunas

Cada quadro, poderá possuir várias colunas, onde cada coluna no quadro Kanban representa uma etapa específica do processo de gerenciamento de pedidos. Vejamos abaixo um exemplo de como isso poderia ser estruturado:

Eventos da coluna

É possível configurarmos eventos que devem ser executados quando o cartão do Pedido entrar ou sair desta coluna, como por exemplo, ao entrar nesta lista, alterar a Operação para um novo código, ou então, disparar um e-mail notificando o novo status do pedido. Veremos o cadastro dos eventos mais abaixo.


Cartões

Cada cartão no quadro representa um pedido, que se move de uma coluna para outra à medida que a etapa avança no processo.

O cartão possui as seguintes informações do Pedido:

Para visualizar mais detalhes, clique sobre o cartão, onde uma tela será aberta exibindo todas as informações relacionadas ao Pedido.


Eventos das Colunas

Ações do Evento - identificam o que deverá ser realizado quando esta ação for executada.

Os eventos são vinculados ao cadastro da Lista, onde será configurado quando o mesmo deverá ser executado, seja na entrada do cartão à lista, ou na saída.


Leiaute do E-mail

Este cadastro consiste em personalizar o e-mail que será enviado em cada etapa do processo do Pedido, permitindo um layout específico, anexos desejados, e para quem deverá ser enviado, afim de manter os interessados atualizados sobre o status em que o Pedido se encontra.

Enviar para... - defina para quem deseja enviar o e-mail quando o evento for executado.

Anexos - selecione os anexos que deseja enviar junto ao e-mail.


Tags para o layout do E-mail

O uso de tags deverá ser utilizado com a combinação do caractere "%" antes e depois do nome da tag, como por exemplo %numeroPedido%.

Nome da tag

Definição

dscOperacao Descrição da Operação
nomeParceiro Razão Social do Parceiro (cliente ou fornecedor)
nomeVendedor Razão Social do Vendedor
nomeRepresentante Razão Social do Representante
dscFormaPagamento Descrição da Forma de Pagamento
dscCondicaoPagamento Descrição da Condição de Pagamento
situacao Situação do Pedido (Recebido, Faturado, Faturado Parcial, Em Produção, Em Expedição ou Cancelado)
dscTipoPedido Descrição do Tipo do Pedido, se Entrada ou Saída
numeroPedido Número do Pedido
dataPedido Data do Pedido
dataEntrega Data de Entrega
tipoPedido Tipo do Pedido (0 = Entrada, 1 = Saída)
prazoMedioDias Prazo Médio (Dias)
numeroDocumento Número do Documento
observacao Observações para a Nota Fiscal
observacaoPedido Observações do Pedido
referencia Referência
vFrete Valor do Frete
valorPedido Valor do Pedido
valorDesconto Valor do Desconto
pesoProdutos Peso total dos Produtos
tipoFrete Tipo do Frete (0 - CIF, 1 - FOB)

Configuração da Operação

Para que os Pedidos sejam movidos para o quadro do Kanban, será necessário definir no cadastro da Operação, a lista ou coluna para a qual o Pedido deverá ser movido após a sua abertura.

Acesse o menu: Cadastros > Gerenciar Cadastros > Consultar Operações, edite o cadastro da operação desejada, e localize o campo "Lista do Kanban na inclusão de Pedidos", selecione a primeira etapa do seu processo de controle, e clique em Gravar (F5) para salvar as alterações.

Pronto! O gerenciamento de Pedidos pelo kanban já estará habilitado, e os novos Pedidos emitidos para a operação configurada, serão exibidos na tela de Monitoramento de Pedidos.


Monitoramento de Pedidos

A tela de monitoramento ou gerenciamento de Pedidos, permite selecionarmos o Quadro desejado, onde as listas serão exibidas, cada qual com seus respectivos pedidos vinculados.

No topo da tela, existem filtros que permitem reduzir a quantidade de registros listados, para localizar os Pedidos desejados de forma mais rápida e prática.

A opção "Atualização automática" é uma configuração por Operador, e realizará a atualização do quadro a cada 30 segundos.

Os pedidos poderão ser movidos de lista ou de posição, basta clicar sobre o registro mantendo o botão do mouse pressionado, e arrastar para local desejado.

 

Ao passar o mouse sobre os cartões, algumas opções de botões são exibidas, onde é possível realizar a edição do Pedido, a Consulta da Fatura, o Cancelamento, Faturamento, entre outros. Estas opções também estão disponíveis ao clicar sobre o cartão e abrir os detalhes. No topo da tela existe um botão "Ações", onde um menu com as opções é exibido.

Existem também opções de impressão dos Pedidos de cada lista, basta passar o mouse sobre a descrição no topo da Lista, e algumas opções serão exibidas, sendo possível imprimir a relação de Pedidos da lista, a relação com os Produtos, e também a relação de Produção, onde os itens são agrupados.

 

Casos de uso

Nesta página, iremos abordar um pouco mais sobre o gerenciamento de pedidos pelo controle de kanban, com exemplos das etapas, imagens para facilitar o entendimento, e explicações de como os eventos funcionam na prática, e poderão ser aplicados no seu negócio.

 

Neste exemplo, teremos um Quadro chamado "Vendas", mas você poderá ter outros quadros, para o controle de Compras por exemplo, caso necessite deste controle. Desta forma, mantemos as etapas separadas para cada tipo de Pedido, pois geralmente as etapas serão diferentes, para os pedidos de compra e de venda.

Para o quadro de vendas, teremos as seguintes listas ou colunas cadastradas.

Na Operação do Pedido de Venda, iremos definir em qual Lista o Pedido irá entrar, assim que o Pedido for aberto.

Assim que o Pedido for incluído, desejo enviar um e-mail para o Parceiro, o notificando do recebimento do Pedido, para isso, cadastramos um layout de e-mail, com o texto que será enviado.

Observe que este aviso somente será enviado ao Parceiro, e também será anexado o Ticket Gráfico, onde constam os detalhes do Pedido bem como os seus Produtos.

Com o layout do e-mail criado no passo acima, cadastramos um evento com uma descrição que identifique o que ele faz, também vinculamos o layout criado anteriormente.

Por fim, no cadastro da lista, definimos que no Evento de Entrada do Pedido nesta lista, queremos que o evento seja executado.

Com os passos acima configurados, iremos ver na prática como se dará o funcionamento destes cadastros que realizamos. No menu Movimento > Pedidos > Monitoramento de Pedidos,

Emissão-de-Pedido_kanban.gif

No exemplo acima, pela tela de monitoramento incluímos um novo Pedido, e após isso o mesmo foi listado na lista especificada na operação.

O evento de envio do e-mail foi executado, tendo o cliente recebido o seguinte aviso, conforme configurado no cadastro do layout.


Evento automático ao liquidar

Agora neste exemplo, configuramos no cadastro do Quadro de Vendas, para que, quando houver liquidação da Parcela do Pedido, ou seja, quando a Fatura vinculada ao Pedido for paga pelo cliente (não necessariamente quitar todo o saldo), queremos que o cartão do Pedido seja movido para a lista "EM SEPARAÇÃO".

Além disso, ao entrar nessa lista, vinculamos um evento, onde desejo notificar os membros do cartão sobre este Pedido, enviando um e-mail para eles, e também quero que nesta etapa, os Produtos sejam considerados no estoque, a fim de reservar as quantidades, pois como já ocorreu um pagamento por parte do cliente, o pedido está realmente confirmado.

Criamos um novo layout do e-mail, o qual marcamos para enviar apenas para os membros, anexando um Ticket sem valores, desta forma os Operadores vinculados ao cartão, serão notificados quando o evento for executado.

Falta apenas o nosso evento, no qual definimos a Operação que será aplicada ao Pedido, e também vinculamos o layout do e-mail que desejamos enviar.

Agora, com tudo configurado, vamos ao teste prático, e conferir se tudo funcionará de acordo como o esperado pelo evento.

Liquidação-de-Pedido_kanban.gif

Na animação acima, realizamos a liquidação da primeira parcela do Pedido, observe que a Operação foi alterada após a liquidação. O e-mail, também foi disparado para o Operador Administrador que estava vinculado ao cartão no momento, conforme imagem abaixo.


Evento automático ao cancelar

Outra opção de automatização dos processos, é criar uma configuração para mover o cartão do Pedido para a lista de CANCELADOS, assim que ocorrer o cancelamento do mesmo. Para isso, basta definirmos no cadastro do Quadro, a lista desejada no campo "Quando Cancelar".


Observações

Os eventos de envio de e-mail, são realizados apenas uma única vez em cada lista, ou seja, se mover um cartão de volta a algum quadro, o evento não será executado novamente, assim se evita o envio de notificações repetidas.