Boleto Bancário
Informações relacionadas a boleto bancário.
- Geração de Boletos
- Configuração da Conta Bancária para Geração Automática de Boletos
- Como gerar um boleto bancário na finalização de uma nota/movimento
- Como gerar um boleto bancário na finalização de uma ordem de serviço
- Como gerar um boleto bancário através de uma fatura já existente no sistema
- Como gerar um boleto bancário através do cadastro de uma fatura avulsa no sistema
- Cobrança online
- Geração e Envio de Remessa
- Geração do arquivo de remessa
- Envio do arquivo de remessa
- Envio de Arquivo Remessa - SICREDI
- Envio de Arquivo Remessa - SICOOB
- Geração de Retorno de Boletos
- Como consultar, reimprimir e enviar por e-mail os boletos gerados pelo sistema
- Como configurar multa, juros e dias para protesto no boleto bancário gerado pelo sistema.
- Como atualizar o boleto bancário da sua mensalidade do sistema?
- Verificação do programa ACBr em caso de insucesso na utilização de recursos relativos a boletos/remessas
- Configuração do ACBR quando utilizado a VM
- Homologação
- Como homologar boletos do Sicredi
- Como homologar boletos do Sicoob
- Como Homologar Boletos da Cresol
- Como homologar boletos Safra
- Como homologar boletos Bradesco
- Como Homologar Boletos do Banco do Brasil
- Como homologar boletos Uniprime
- Cadastro e Configuração para emissão de boletos via PagHiper
- Atualização do mecanismo de geração de boletos via Banco (Remoção do ACBR e configuração do método ACBR LIB) (Desatualizado)
- Integração de cobrança via Web Service / API
- Cadastro e Configuração Para Emissão de Boletos Pela Belluno
Geração de Boletos
O sistema permite muitos métodos para gerar boleto de forma a agilizar ou facilitar as operações dos usuários
Configuração da Conta Bancária para Geração Automática de Boletos
Para a geração de Boletos na finalização da emissão de uma nota ou movimento, ou no encerramento de uma Ordem de Serviço, é necessário configurar a Conta que será utilizada para a geração dos Boletos.
Esta configuração pode ser realizada por:
- Filial - caso possua mais de um emitente cadastrado no sistema, será necessário vincular a conta bancária para cada emitente do sistema;
- Forma de Pagamento - na Forma "Boleto" por exemplo, poderá selecionar a Conta bancária padrão. Poderá ter uma forma para cada Conta, e desta forma selecionar a correta na emissão da nota/movimento ou no encerramento da OS;
- Conta Bancária Padrão - útil para o caso de possuir apenas uma Conta Bancária, e apenas uma filial cadastrada no sistema;
1. Filial
Quando possui mais de uma filial cadastrada, e para ambas é utilizado a geração de Boletos de forma automática (no movimento, e na OS), deverá ser realizada a configuração abaixo.
Com um Operador Administrador logado, acesse o menu: Configurações > Configurações Globais. Na parte superior da tela, clique sobre a aba Financeiro.
Selecione a Filial desejada, e Conta pertencente a este emitente, e clique sobre o botão "Salvar". Pronto, a conta está vinculada a Filial.
Faça o mesmo procedimento para as demais filiais.
Para remover o vínculo, basta selecionar a Filial, e limpar o campo da conta. Após isso clique em Salvar.
2. Forma de Pagamento
Esta opção poderá ser utilizada quando desejar possuir uma Forma de Pagamento para cada Conta Bancária.
Para realizar o vínculo, acesse o menu: Cadastros > Financeiro > Gerenciar Cadastros. No menu lateral, clique sobre a opção Consultar Formas. Localize a Forma de Pagamento desejada, e clique duas vezes sobre ela para editar.
Selecione a Conta bancária desejada, e clique em "Gravar (F5)", para salvar as alterações.
3. Conta Bancária Padrão
Quando nenhuma das opções acima estiver configurada, esta será a que o sistema irá utilizar para a geração automática dos Boletos.
Para realizar a configuração, acesse o menu: Configurações > Configurações Globais. Na parte superior da tela, clique sobre a aba Financeiro.
Selecione a Conta desejada, e clique sobre a opção "Gravar (F5)", no final da tela, para salvar as alterações.
Como gerar um boleto bancário na finalização de uma nota/movimento
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente parametrizado para a emissão de boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte de atendimento.
Lembre-se também de ter configurado a Conta Bancária que será utilizada para a geração do Boleto. Em caso de dúvidas, acesse o manual clicando aqui.
Ao finalizar uma nota/movimento no sistema pela tela de Emissão de Nota/Movimento, a seguinte tela se abrirá:
Nela deve ser selecionado a opção de Gerar Boletos, e selecionada a Conta Bancária desejada, para que o sistema gere o boleto automaticamente, após clicar na opção "Gravar (F5)".
Para aprender como consultar seus boletos clique aqui.
Como gerar um boleto bancário na finalização de uma ordem de serviço
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente parametrizado para a emissão de boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte de atendimento.
Lembre-se também de ter configurado a Conta Bancária que será utilizada para a geração do Boleto. Em caso de dúvidas, acesse o manual clicando aqui.
Para gerar um boleto na finalização da OS os seguintes passos devem ser tomados:
1. Após encerrar uma ordem de serviço, a tela de "Finalização/Encerramento de Ordem de Serviço" se abrirá:
Com essa tela aberta, deverá ser preenchido os devidos campos conforme o necessário e selecionar boleto como forma de pagamento. Por último clicar em Gravar ou pressionar o F5.
2. Finalizando essa etapa, uma segunda tela se abrirá e nela deverá ser marcada a opção de Gerar Boleto, e selecionado a Conta Bancária desejada.
Detalhe: Nesta tela, você pode utilizar a opção de Emitir NF-e/NFS-e, caso você queira emitir uma NF-e para os Produtos, e também a NFS-e para os Serviços (caso seu sistema esteja parametrizado para isso).
Ao marcar a opção Gerar Boleto, assim que o botão Gravar for selecionado o boleto será gerado na tela e poderá ser impresso na hora.
Para aprender a consultar seus boletos clique aqui.
Como gerar um boleto bancário através de uma fatura já existente no sistema
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente parametrizado para a emissão de boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte de atendimento.
1. Para gerar um boleto através de uma fatura já existente no seu sistema, será necessário abrir a tela de Geração de Boletos. O caminho para a tela é o seguinte: menu Banco > Geração de Boletos.
2. Com essa tela aberta selecione o parceiro se desejar, para facilitar a localização da fatura. Deixe a data de geração com um intervalo de data coerente com a data da Fatura em que deseja gerar o boleto (evite deixar o intervalo tão amplo para não carregar muitas faturas e causar lentidão ao seu sistema) e clique em Pesquisar.
3. Selecione na esquerda da tela as faturas que devem ser gerado os boletos e clique em Avançar, duas vezes (nessa tela da imagem abaixo e também na próxima que aparecer):
4. Nessa última tela basta clicar em Imprimir Boletos
Pronto, o boleto será gerado e irá abrir para que você possa imprimir.
Para aprender a consultar seus boletos clique aqui.
Como gerar um boleto bancário através do cadastro de uma fatura avulsa no sistema
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente parametrizado para a emissão de boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte de atendimento.
Primeiro deve-se cadastrar uma Fatura avulsa: Menu Faturas > Cadastrar Fatura:
Com a tela de cadastro de fatura aberta, completar os seguintes campos:
Na Condição pode-se colocar outra, como por exemplo em mais vezes (30/60/90 dias), como for necessário.
Para aprender como gerar o boleto da fatura clique aqui.
Cobrança online
Emita seus boletos utilizando serviços online integrados com o nosso sistema
Serviço de Cobrança Online. O que é e como funciona
A emissão de boletos é uma necessidade para praticamente toda empresa. É um dos meios de cobrança mais populares no Brasil e que nos últimos anos passou por algumas mudanças para profissionalizar o método e torna-lo mais seguro.
Mas que alterações foram essas? E por que? Antigamente tudo que você precisava era gerar um boleto com os dados corretos contendo o valor, data de vencimento e a conta a ser creditada. Ao fazer o pagamento a conta bancária recebe o valor e o banco informa que o boleto foi pago. Simples e funcional.
Mas toda essa simplicidade trouxe problemas. Pessoas má intencionadas geravam boletos falsos onde os dados descritos no boleto eram uma coisa mas o código de barras (Legível apenas por máquina) estava com dados alterados para que o crédito fosse direcionado a outra conta.
Visando resolver esse problema a FEBRABAN mudou as regras e hoje todo boleto precisa ser registrado. O cliente emite um boleto pelo sistema como sempre fez e obrigatoriamente precisa informar o banco da existência desse boleto com a geração de um arquivo de remessa que contém todos os dados do boleto. Quando o cliente tentar pagar o boleto impresso ele é conferido com os dados que já estão no banco e se estiverem incorretos o boleto não pode ser pago, evitando (ou ao menos reduzindo) fraudes.
Tudo isso trouxe dificuldades na forma em que os boletos são gerados pelo sistema. Ao emitir um boleto e enviar para o cliente você deve gerar a remessa o quanto antes para que ele consiga fazer o pagamento. Ou seja, cada vez que você gerar um boleto deve também gerar o arquivo e informar o banco, as vezes precisando fazer isso várias vezes ao dia. E pra piorar, muitas vezes o banco leva horas para processar o arquivo e registrar o boleto.
Pensando em simplificar todo o processo, iniciamos uma integração do nosso sistema com serviços de cobrança online. Ao fazer uso desse serviço todo o processo é simplificado, não sendo necessário gerar arquivos de remessa para o banco nem obter o arquivo de retorno para liquidar os boletos pagos no sistema. Tudo é feito de forma automática.
O primeiro serviço de cobrança com o qual integramos é o PagHiper. Pra explicar de forma bem resumida como funciona vamos colocar um passo a passo da geração do boleto:
- Você faz uma venda e ao finalizar seleciona a opção de Gerar Boleto.
- Ao fazer isso o sistema pega os dados do boleto e comunica o PagHiper
- PagHiper gera o boleto, registra com o banco e retorna todos os dados do boleto gerado
- Nosso sistema exibe o PDF do boleto pronto para impressão.
Todo esse processo leva apenas alguns segundos, dependendo da velocidade da sua internet. Simples e fácil, não?
Pra ficar claro, no método antigo de geração de boletos, quando o cliente efetuava o pagamento o crédito era efetuado direto na conta bancária do cliente. Já no boleto gerado através do serviço de cobrança e a administradora que recebe o dinheiro e transfere esse valor em até dois dias úteis para a conta bancária da empresa.
Serviços de cobrança oferecem outras vantagens também, entre elas:
- Não é necessário nenhum processo de homologação com o banco
- Em vários casos a taxa cobrada por boleto é mais barata
- Lembretes de vencimento por e-mail e SMS
- Emissão de boletos por pessoa física
Até a data da publicação deste artigo o sistema está integrado apenas com o PagHiper. Pretendemos integrar com mais serviços de cobrança no futuro para que o cliente tenha mais opções de preço e recursos.
Fazendo o cadastro da empresa no PagHiper
O PagHiper é o primeiro serviço de cobrança online integrado ao nosso sistema. Para fazer uso dele precisamos fazer um cadastro rápido e fácil. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o site https://www.paghiper.com/abra-sua-conta/
- Selecione se a conta será utilizada por pessoa física ou jurídica e preencha todos os dados corretamente conforme as instruções
Com o cadastro feito você será direcionado para o painel de controle do PagHiper. Com esse cadastro rápido já é possível emitir boletos, mas é importante que você envie a documentação necessária para facilitar os saques. A verificação da conta pode ser feita através deste endereço https://www.paghiper.com/painel/envio-documentos/
Os documentos serão analisados pela administradora em até 3 dias úteis. Não é necessário enviar documentos autenticados, uma foto deles com o celular em boa qualidade já é suficiente. Siga as instruções do próprio site que não terá problemas.
Para todos os usuários que vão emitir boletos através da empresa, recomendamos que você se certifique de que a sua conta é Empresarial. Você pode conferir isso através deste endereço https://www.paghiper.com/painel/detalhes-da-conta/
Caso o cliente não possua site próprio pra ativação da conta na paghiper: deverão vincular a rede social particular do titular ou da empresa.
Geração e Envio de Remessa
Capitulo destinado processos de geração de remessa e como enviar as respectivas instituições financeiras
Geração do arquivo de remessa
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente parametrizado para a emissão de boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte de atendimento.
Depois de feito os boletos, será necessário gerar um arquivo chamado remessa, para enviar ao banco.
2. Insira a Conta e o Parceiro (não obrigatório), informe a Data Emissão dos boletos e a Data de Vencimento que deseja gerar o arquivo de remessa, e clique em Pesquisar. Selecione no canto esquerdo os boletos que deseja e clique em Gerar Remessa.
3. Se deu certo uma mensagem dizendo que o "Arquivo de remessa foi gerado com sucesso!" aparecerá na tela. Verifique se foi gerado um Nome Arquivo Remessa conforme a imagem:
Pode ser que ao clicar em Gerar Remessa o sistema peça para você informar o local onde quer salvar esse arquivo de remessa (caso não tenha um caminho padrão já configurado), é só selecionar o caminho onde deseja salvar o arquivo será salvo nesta pasta.
Não se esqueça que esse arquivo deve ser transmitido para sua instituição bancária, conforme instruções do seu gerente de conta.
Envio do arquivo de remessa
Após a geração do arquivo de remessa, esse arquivo deverá ser transmitido para a sua instituição bancária, pois, o banco precisa ter um registro dos boletos que foram emitidos.
Será utilizado o aplicativo que seu banco disponibiliza para fazer essa transmissão.
Recomendamos que você entre em contato com seu gerente de conta para obter estas informações.
No dia seguinte ao envio da remessa você receberá do banco, um arquivo chamado retorno. É necessário você se atentar a isso, pois você deve diariamente coletar estes arquivos de retorno para serem tratados em seu sistema, tanto para você ter conhecimento se houveram boletos rejeitados, quanto para você saber se houveram liquidações.
Para maiores informações sobre o tratamento dos arquivos de retorno, entre em contato com nosso Suporte de Atendimento.
Envio de Arquivo Remessa - SICREDI
Introdução
Empresas que trabalham com a emissão de boletos e utilizam o Sicredi para controle de emissão de boletos, onde é necessário gerar a remessa pelo sistema e realizar o envio dela pelo site do Sicredi. Para enviar os arquivos remessa:
1º Passo
Acesse sua conta do Sicredi e localize o menu Cobrança conforme imagem abaixo.
2º Passo
Após isso será necessário localizar a sessão de transferência de arquivos localizada próximo ao final da página e ir em Transferir Arquivos, conforme imagem abaixo:
3º Passo
Feito isso, se encontrará na tela de envio de arquivos de remessa, nela basta clicar em escolher arquivo e localizar o arquivo gerado.
Caminho Padrão: C:\ACBrMonitor\
Caso esteja com dificuldade de localizar o arquivo gerado, pode ordenar pela coluna Data de Modificação de forma que a seta fique para baixo ordenando do mais novo para o mais velho
Com o arquivo selecionado basta ir em Avançar
4º Passo
Será direcionado a tela de confirmação de dados onde ao tentar realizar a confirmação será feito as devidas validações com o Servidor do Sicredi. Basta clicar em Confirmar. Se tudo der certo você será direcionado a 3 aba Finalizar onde receberá a confirmação que foi realizado com sucesso
Rejeições ao Enviar Remessa
Dados Inválidos - Arquivo fora da sequência
Esse problema acontece quando a numeração de remessa esta incorreta, será necessário acessar a conta cadastrada e realizar os devidos ajustes na numeração.
1º Passo
Acesse as contas bancarias cadastradas e selecione a conta do Sicredi caso tenha mais de uma conta cadastrada e edite-a
2º Passo
Com a Conta aberta vá na aba Dados para geração do arquivo de remessa e modifique a numeração para um numero anterior do informado na rejeição.
No erro de exemplo temos que o número deveria ser 536 e a numeração esta 540 então é necessário modificar o número da sequencia da remessa para 535 -> (536 - 1 = 535) (Pois ao gerar a remessa ele ficará com o número 536, por isso terá que voltar 1 numeração).
3º Passo
Clique em Gravar para registrar as alterações
Gere novamente a remessa no sistema e envie novamente no site .
Envio de Arquivo Remessa - SICOOB
Introdução
Empresas que trabalham com a emissão de boletos e utilizam o Sicoob para controle de emissão de boletos, onde é necessário gerar a remessa pelo sistema e realizar o envio dela pelo aplicativo Siccobnet Empresarial.
1º Passo
Abre o seu aplicativo "Siccobnet Empresarial" instalado no seu computador e clique no menu SERVIÇOS, depois na aba TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS, apos na coluna CNAB 240, vai clicar na opção ENVIAR conforme imagem abaixo.
2º Passo
Feito isso, se encostrará na tela de envio de arquivos de remessa, nela basta clicar adicionar e ira abrir a tela para localizar o arquivo de remessa salvo no seu computador.
Caminho Padrão: C:\ACBrMonitor\
Caso esteja com dificuldade de localizar o arquivo gerado, pode ordenar pela coluna Data de Modificação de forma que a seta fique para baixo ordenando do mais novo para o mais velho
3º Passo
Após adicionar o arquivo pode clicar no botão ENVIAR, apos enviar, irá aparecer a tela de confirmação dos dados, se os dados estiverem corretor pode clicar no botão CONFIRMAR.
4º Passo
Após clicar em confirmar, pode ser feito a consulta do status do arquivo enviado para o banco.
4º Passo
Na tela que irá se abrir poderá informar a data que deseja fazer a consulta e clicar no botão CONSULTAR.
Ao clicar em consulta a tela a listagem igual a imagem a baixo irá aparecer, e poderá consultar o status do envio.
Se na coluna SITUAÇÃO, aparecer a informação AGUARDANDO PROCESSAMENTO, significa que o banco ainda não processou a remessa e não registou os boleto, se aparecer PROCESSADO COM SUCESSO, significa que o banco já processou a remessa e registou os boletos corretamente, e ainda se aparecer como PROCESSADO COM ERRO, significa que o banco processou a remessa e algum boleto enviado junto na remessa esta com algum erro. Neste caso terá que entrar em contato co o seu banco e verificar qual o erro, para ser corrigido.
Geração de Retorno de Boletos
Liquidação com Arquivo de Retorno Bancário
Introdução
Arquivo de retorno é um arquivo disponibilizado pelo banco com as informações sobre os boletos, no arquivo de retorno podem constar as informações de quais boletos foram: Protestados; Liquidados/baixados; Entradas confirmadas; Prorrogação; Registros Processados; Alterações e Negativação.
As informações mais utilizadas e disponibilizadas no sistema são: LIQUIDAÇÕES/BAIXADOS e ENTRADA CONFIRMADA.
LIQUIDAÇÕES: São os boletos que o banco recebeu o pagamento e repassou para sua conta.
BAIXADOS: São os boletos que foram solicitado junto ao banco para serem baixados ou o banco fez a baixa automática 6 (Seis) meses apos o vencimento.
ENTRADA CONFIRMADA: São os boletos gerados pela empresa e enviado no arquivo de remessa e que o banco processou a remessa e recebeu os boletos sendo assim estão aptos a serem pagos pelo seu cliente.
1º Passo
Acesse sua conta e baixe o arquivo. Em cada Banco tem o seu local.
Clique aqui para Sicredi, Sicoob.
2º Passo
Após baixar o arquivo de retorno pelo banco terá que rodar ele no sistema Tryideas para fazer a baixa das parcelas no sistema.
Para rodar o arquivo você irá abrir o sistema Tryideas, irá no menu BANCO, e irá clicar no opção RETORNO DE BOLETOS, terá que selecionar a conta, e clicar no botão LOCAL DO ARQUIVO, ao clicar no botão irá abrir a janela para localizar o local aonde o arquivo de retorno foi salvo.
Após selecionar o arquivo, o sistema irá carregar as informações que constam no arquivo de retorno e irá exibir na tela, para sua visualização e conferência, conforme a imagem a baixo.
Na coluna DESC. OCORRÊNCIA, irá aparecer qual situação deste boleto, pode conferir se os boletos deram entrada corretamente no banco, ou se foi baixado, e ainda os boletos que foram liquidados. Após carregar as informações na tela e feito a conferência precisará selecionar marcando a "caixinha" nos boletos você deseja liquidar no sistema, e clicar no botão LIQUIDAR PARCELA.
Feito isso os boletos que foram recebidos estaram liquidados no sistema.
Lembrando que a liquidação só poderá ser feito dos boletos que foram gerados pelo sistema e estiverem com a Descrição da ocorrência como LIQUIDAÇÃO.
Relação de Bancos x CNABs implementados
Abaixo segue a relação dos Bancos e respectivos CNAB's aptos a realizar a leitura do arquivo de retorno no sistema tryideas.
Código do Banco | Nome | CNAB 240 | CNAB 400 |
1 | Banco do Brasil | X | X |
748 | Sicredi | X | X |
756 | Sicoob | X | X |
237 | Bradesco | X | |
104 | Caixa | X | X |
341 | Itaú | X | |
422 | Safra | X | |
099 | Uniprime | X | |
133 | Cresol | X |
Caso o seu Banco não esteja na lista acima, solicite ao suporte da tryideas a implementação da leitura.
Geração de Retorno - SICOOB
Introdução
Arquivo de retorno é um arquivo disponibilizado pelo banco com as informações sobre os boletos, no arquivo de retorno podem constar as informações de quais boletos foram: Protestados; Liquidados/baixados; Entradas confirmadas; Prorrogação; Registros Processados; Alterações e Negativação.
As informações mais utilizadas e disponibilizadas no sistema são: LIQUIDAÇÕES/BAIXADOS e ENTRADA CONFIRMADA.
LIQUIDAÇÕES: São os boletos que o banco recebeu o pagamento e repassou para sua conta.
BAIXADOS: São os boletos que foram solicitado junto ao banco para serem baixados ou o banco fez a baixa automática 6 (Seis) meses apos o vencimento.
ENTRADA CONFIRMADA: São os boletos gerados pela empresa e enviado no arquivo de remessa e que o banco processou a remessa e recebeu os boletos sendo assim estão aptos a serem pagos pelo seu cliente.
Configuração do Caminho para salvar o arquivo de retorno
Caso o seu sicoobnet já tenha a configuração esta configuração pode pular estes passos.
Antes de baixar o arquivo, será necessário fazer a configuração no sicoobnet informando o caminho no seu computador aonde deseja salvar o arquivo de retorno. Para esta configuração você deverá abrir o sicoobnet instalado em seu computador e clicar no menu SERVIÇOS, depois no menu TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS, vai localizar a coluna CONFIGURAÇÕES vai clicar em DIRETÓRIOS, como mostra a imagem a baixo.
Na tela que irá abrir irá localizar a campo do RETORNO e clicar no botão PROCURAR, e selecione uma pasta aonde deseja que o sicoobnet salve o arquivo de retorno como na imagem a baixo e depois clique em SALVAR.
Uma opção de local é criar uma pasta com nome de RETORNO dentro da pasta ACBrMonitor no geralmente encontra-se no caminho C:\ACBrMonitor.
Pronto a configuração do caminho para salvar o retorno esta feita.
A baixo sera explicado o passo a passo de como baixar o arquivo de retorno pelo sicoobnet para rodar e fazer a leitura dele no sistema Tryideas.
1º Passo
Com o sicoobnet aberto clique no menu SERVIÇOS, depois no menu TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS, vai localizar a coluna CNAB240 vai clicar em RECEBER RETORNO, como mostra a imagem a baixo.
2º Passo
Na tela que irá se abrir irá informar o período que deseja fazer o arquivo de retorno, apos informar a data irá marcar a "caixinha" selecionando de qual beneficiário deseja o arquivo de retorno, precisa selecionar qual tipo de informação deseja que conste no arquivo de retorno, depois de preenchido os dados, irá clicar no botão OBTER RETORNO, feito isso seu arquivo de retorno irá estar salvo no local escolheu na configuração.
EX: Quero consultar os boletos que foram pagos no dia 30/03/2020, irá deixar nos dois campos de data a data do dia 30/03/2020 como na imagem a baixo.
OBS: Se tiver mais de um Beneficiário terá que selecionar qual você utiliza para gerar os boleto e enviar o arquivo de remessa.
As informações mais utilizadas e disponibilizadas no sistema são: LIQUIDAÇÕES/BAIXADOS e ENTRADA CONFIRMADA.
3º Passo
Após baixar o arquivo de retorno pelo sicoobnet terá que rodar ele no sistema Tryideas para fazer a baixa das parcelas no sistema.
Para rodar o arquivo você irá abrir o sistema Tryideas, irá no menu BANCO, e irá clicar no opção RETORNO DE BOLETOS, terá que selecionar a conta (neste caso a conta sicoob), e clicar no botão LOCAL DO ARQUIVO, ao clicar no botão irá abrir a janela para localizar o local aonde o arquivo de retorno foi salvo.
Após selecionar o arquivo, o sistema irá carregar as informações que constam no arquivo de retorno e irá exibir na tela, para sua visualização e conferência, conforme a imagem a baixo.
Na coluna DESC. OCORRÊNCIA, irá aparecer qual situação deste boleto, pode conferir se os boletos deram entrada corretamente no banco, ou se foi baixado, e ainda os boletos que foram liquidados. Após carregar as informações na tela e feito a conferência precisará selecionar marcando a "caixinha" nos boletos você deseja liquidar no sistema, e clicar no botão LIQUIDAR PARCELA.
Feito isso os boletos que foram recebidos estaram liquidados no sistema.
Lembrando que a liquidação só poderá ser feito dos boletos que foram gerados pelo sistema e estiverem com a Descrição da ocorrência como LIQUIDAÇÃO.
Geração de Retorno - SICREDI
Introdução
Arquivo de retorno é um arquivo disponibilizado pelo banco com as informações sobre os boletos, no arquivo de retorno podem constar as informações de quais boletos foram: Protestados; Liquidados/baixados; Entradas confirmadas; Prorrogação; Registros Processados; Alterações e Negativação.
As informações mais utilizadas e disponibilizadas no sistema são: LIQUIDAÇÕES/BAIXADOS e ENTRADA CONFIRMADA.
LIQUIDAÇÕES: São os boletos que o banco recebeu o pagamento e repassou para sua conta.
BAIXADOS: São os boletos que foram solicitado junto ao banco para serem baixados ou o banco fez a baixa automática 6 (Seis) meses apos o vencimento.
ENTRADA CONFIRMADA: São os boletos gerados pela empresa e enviado no arquivo de remessa e que o banco processou a remessa e recebeu os boletos sendo assim estão aptos a serem pagos pelo seu cliente.
1º Passo
Acesse sua conta do Sicredi e localize o menu Cobrança conforme imagem abaixo:
2º Passo
Após isso será necessário localizar a sessão de transferência de arquivos localizada próximo ao final da página e ir em ARQUIVOS DE RETORNO, conforme imagem abaixo:
3º Passo
Após clicar em arquivos de retorno, irá abrir a tela com os retornos que estão disponíveis para baixar. Para baixar basta clicar sobre a linha do arquivo que deseja baixar, ao clicar o arquivo será baixado e salvo no diretório padrão do seu navegador.
4º Passo
Após baixar o arquivo de retorno pelo Sicredi terá que rodar ele no sistema Tryideas para fazer a baixa das parcelas no sistema.
Para rodar o arquivo você irá abrir o sistema Tryideas, irá no menu BANCO, e irá clicar no opção RETORNO DE BOLETOS, terá que selecionar a conta (neste caso a conta Sicredi), e clicar no botão LOCAL DO ARQUIVO, ao clicar no botão irá abrir a janela para localizar o local aonde o arquivo de retorno foi salvo.
Após selecionar o arquivo, o sistema irá carregar as informações que constam no arquivo de retorno e irá exibir na tela, para sua visualização e conferência, conforme a imagem a baixo.
Na coluna DESC. OCORRÊNCIA, irá aparecer qual situação deste boleto, pode conferir se os boletos deram entrada corretamente no banco, ou se foi baixado, e ainda os boletos que foram liquidados. Após carregar as informações na tela e feito a conferência precisará selecionar marcando a "caixinha" nos boletos você deseja liquidar no sistema, e clicar no botão LIQUIDAR PARCELA.
Feito isso os boletos que foram recebidos estaram liquidados no sistema.
Lembrando que a liquidação só poderá ser feito dos boletos que foram gerados pelo sistema e estiverem com a Descrição da ocorrência como LIQUIDAÇÃO.
Como consultar, reimprimir e enviar por e-mail os boletos gerados pelo sistema
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente Parametrizado para a emissão de Boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso Suporte de Atendimento
Para consultar os boletos abra o menu Banco > Consulta de Boletos:
Com a tela aberta, preencha a data de geração para um intervalo não tão grande facilitando o processamento (a data de vencimento pode ser bem ampla) e clique em Pesquisar. Uma lista com os boletos emitidos aparecerá:
Selecionando o boleto na parte esquerda da tela, você tem algumas opções disponíveis na parte inferior da tela: Reimprimir Boleto, ou Enviar Boleto por E-mail:
Como configurar multa, juros e dias para protesto no boleto bancário gerado pelo sistema.
Olá!
Para mostrar como configurar estas informações em seu sistema, vamos levar em conta um exemplo fictício onde precisamos incluir no boleto juros de 0,10% ao dia, multa de 3% caso o boleto passe do vencimento, e ainda informar para protesto após 10 dias do vencimento.
Estamos considerando, neste artigo, que você já está emitindo boletos pelo sistema e já configurou o sistema para isso previamente conforme os outros manuais, e deseja agora apenas ajustar esta questão das taxas de multa, juros e dias para protesto.
Veja o passo a passo abaixo:
-
Abra o sistema e na tela inicial acesse o menu BANCO >> CONSULTAR CONTAS;
-
Na janela que abriu aparecerá a lista de contas, e você deve então dar duplo clique para editar a conta de boletos que deseja aplicar a configuração;
-
Agora, com a janela de edição da conta aberta, no canto esquerdo ao final da janela você preenche os campos "Dias para protesto", "Taxa de Multa" e "Juros Mensais". Também no campo mais a direita "Instruções" preencha: "PROTESTAR APÓS 10 DIAS DO VENCIMENTO. COBRAR MULTA DE ATRASO DE 3% E JUROS DE 0,10% AO DIA";
-
Clique em gravar, ou aperte F5.
Vale notar que os juros de 0,10% ao dia foram convertidos para a base mensal, contando como 30 dias, ou seja, 3% ao mês.
Pronto! Agora quando for gerar os seus boletos estas informações serão trazidas automaticamente para a tela de geração do boleto. As informações também serão geradas no arquivo de remessa que irá para a sua instituição bancária!
Veja abaixo a imagem que mostra o momento do preenchimento da configuração:
Como atualizar o boleto bancário da sua mensalidade do sistema?
1. Passo - Acessar o site
Para atualizar um boleto bancário(da mensalidade) já vencido, você deve acessar o site aqui
2. Passo - Verificar os dados no seu boleto bancário
Em seguida, informe o nosso número e Agência/Código beneficiário. (Estas informações você localiza em seu boleto conforme mostra a imagem abaixo.)
3. Passo - Insira as informações nos respectivos campos
Feito isso, insira o Coop. contratante/código beneficiário / Nosso número / CNPJ do Pagador e marca o Captcha não sou um robô nos respectivos campos, como mostra o exemplo abaixo:
E então, clique em GERAR BOLETO.
4. Passo - Baixe o boleto
Pronto! Agora é só fazer o download do boleto bancário apertando no botão IMPRIMIR BOLETO EM PDF como mostra a imagem abaixo:
Verificação do programa ACBr em caso de insucesso na utilização de recursos relativos a boletos/remessas
Estamos considerando neste artigo que o seu sistema já está previamente parametrizado para a emissão de boletos. Em caso de dúvidas entre em contato com nosso suporte de atendimento.
Essa verificação faz-se necessária caso você tenha gerado o boleto, ou tentado reimprimi-lo, e o boleto não abra na tela para a impressão.
Essa verificação é necessária também, caso você tenha gerado o arquivo de remessa, e não consiga encontrar o arquivo na pasta em seu computador. Neste caso, além de realizar esta verificação, antes de gerar um novo arquivo de remessa você precisará entrar em contato com nosso Suporte de Atendimento para alguns detalhes adicionais.
1. Verifique se o ícone do programa ACBr está aberto no canto inferior da barra de tarefas, perto do relógio ou nos ícones ocultos.
2. Se não encontrar o programa, entre no disco C do seu computador, abra a pasta ACBrMonitor e procure pelo ACBrMonitor.exe e clique duas vezes no aplicativo para abrir:
3. Com o programa aberto, basta você consultar e reimprimir o boleto.
Caso você tenha feito estes procedimentos e não tenha conseguido imprimir o boleto, entre em contato com nosso Suporte de Atendimento.
Configuração do ACBR quando utilizado a VM
- Configuração do ACBR Monitor (não é mais utilizado)
Caminho Padrão: \\tsclient\C\ACBrMonitor\
- Configuração do ACBRLib
Quando for ACBr Lib deixar todos os campos em branco para salvar na pasta temp como padrão.
Homologação
Como homologar boletos do Sicredi
Na nova atualização poderá apenas marcar Gerar boleto e remessa com ACBrLib em: Banco> Consultar conta> Dados para geração do arquivo de remessa.
Primeiro terá que entrar em contato com o gerente da conta para pegar os seguintes dados (poderá mandar um email para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj da empresa)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Nosso Número inicial:
- Número da Remessa:
- Protesto é Automático ou negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Código do Beneficiário/Cliente ou Cedente:
- Agência:
- Conta Corrente:
- UA/Posto:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, irá pegar os dados e colocar no sistema.
Cadastrar Conta:
Banco> Cadastrar conta
Banco: 32 - BANCO COOPERATIVO SICREDI S.A.
Agência: 0715 - Digito Verificador: (UA/Posto) 17
Número da conta: 12345 - Digito Verificador: 6
Descrição: poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos sicredi.
Nome do cedente: sua razão social - Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ
Código do Cedente: é o mesmo número da conta corrente sem o digito verificador. O código do Beneficiário.
Marcar a opção: Cobrança com Registro.
Aceite: Não.
Taxas: Protestar ou Negativar: poderá escolher se os boletos serão protestados ou negativos ou nenhuma das opções. Dias para protesto/negativação: é opcional. Taxa de multa (%): o cliente irá definir. Juros mensais (%): o cliente irá definir também, pois se ele calcula por dia, aqui terá que colocar o total por mês.
Cobrança: Carteira: 00 Espécie Documento: DM Modalidade: 1 Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário. CNAB: ultimamente Sicredi esta usando CNAB400.
Instruções: pode colocar a mensagem que o cliente deseja, pois essa mensagem irá sair em cima do boleto. Ex: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO SICREDI. JURO AO MÊS % MULTA % A PARTIR DA DATA DE VENCIMENTO. MANTENHA O BOLETO EM DIA PARA EVITAR QUESTÕES DE PROTESTO.
Clique em Gravar.
Exemplo:
Ir até a aba Outras Opções e marcar a opção "Utilizar esta Conta com o ACBrLib"
Após o cadastro da conta, irá precisar emitir 10 boletos de teste e 1 remessa para enviar ao gerente da conta.
Para isso primeiro terá que cadastrar uma fatura avulsa.
Cadastrar Fatura:
Faturas > Cadastrar fatura
Parceiro: usar o parceiro NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMO - SEM VALOR FISCAL. Valor: um valor simbólico. Receita/Despesa: recebimento. Histórico: Boletos de teste (para saber depois no que foi usado). Forma: Boleto. Condição: 10x Observa os vencimentos e clique em Gravar.
Importante: os dados do parceiro que sairá no boleto precisará estar correto, desde nome/razão social, cnpj/cpf e endereço, para não dar boleto rejeitado.
Após a fatura gravada, poderá emitir os boletos.
Geração de Boletos:
Banco> Geração de Boletos
Selecione o Parceiro e clique em pesquisar, selecione os boletos e clique em avançar.
Irá aparecer a tela da conta bancaria, clique em avançar.
Irá aparecer os boletos, clique em avançar.
Os boletos estão prontos para ser impressos.
Para salvar eles clique em ao abrir na tela, pode salvar em alguma pasta.
Geração da Remessa:
Banco> Geração de Remessa
Selecione a conta e clique em pesquisar;
Selecione os boletos que gerou ou clique em Marcar Todos e clique em Gerar Remessa. A remessa gerada irá sair com um nome do arquivo. Irá abrir uma tela onde você terá que selecionar a pasta que deseja salvar esse arquivo de remessa e depois clique em ok.
Após salvar irá aparecer a mensagem:
O arquivo da remessa juntamente com os boletos terá que ser enviado para o gerente da conta.
O banco irá mandar uma mensagem respondendo se os boletos estarão homologados ou se estarão com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e a remessa, aguardando a resposta do banco.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Lembrando que precisa voltar a remessa para a numeração 0 > Banco > Consultar contas > Dados para geração do arquivo de remessa> sequencia da remessa: 0 e clique em gravar.
Se o cliente já emite o boleto pelo site, terá que verificar a numeração do boleto para dar sequencia no sistema. (Na homologação a numeração não irá interferir)
Boleto Híbrido e Registro via API
key user ambiente homologação: 9b85b7d1-9e52-45cf-821d-a3ce4dcd546b
Como homologar boletos do Sicoob
Na nova atualização poderá apenas marcar Gerar boleto e remessa com ACBrLib em: Banco> Consultar conta> Dados para geração do arquivo de remessa.
Primeiro terá que entrar em contato com o gerente da conta para pegar os seguintes dados (poderá mandar um email para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj da empresa)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Nosso Número inicial:
- Número da Remessa:
- Protesto é Automático ou Negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Código do Beneficiário/Cliente ou Cedente:
- Agência:
- Conta Corrente:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, irá pegar os dados e colocar no sistema.
Cadastrar Conta:
Banco> Cadastrar conta
Banco: 31 - BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A. - BANCOOB
Agência: (número da cooperativa) 4385 - Digito Verificador: 0
Número da conta: 12345 - Digito Verificador: 6
Descrição: poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos sicoob.
Nome do cedente: sua razão social - Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ
Código do Cedente: é o número do cliente. ex: 102030 (igual na imagem acima)
Aceite: Não.
Taxas: Protestar ou Negativar: poderá escolher se os boletos serão protestados ou negativos. Dias para protesto/negativação: o cliente define. Taxa de multa (%): o cliente irá definir. Juros mensais (%): o cliente irá definir também, pois se ele calcula por dia, aqui terá que colocar o total por mês.
Atualmente o Sicoob tem rejeitado homologação sem dados de multa e juros. Inclusive, precisa identificar no campo Dias para protestar/negativar 1, porque na remessa a data da multa precisa ser superior a data de vencimento. Dessa forma o banco aceita a remessa.
Cobrança: Carteira: 1 Espécie Documento: DM Modalidade: 01 Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário. CNAB: CNAB240.
Instruções: pode colocar a mensagem que o cliente deseja, pois essa mensagem irá sair em cima do boleto. Ex: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO SICOOB. JURO AO MÊS % MULTA % A PARTIR DA DATA DE VENCIMENTO. MANTENHA O BOLETO EM DIA PARA EVITAR QUESTÕES DE PROTESTO.
Clique em Gravar.
Exemplo:
Ir até a aba Outras Opções e marcar a opção "Utilizar esta Conta com o ACBrLib"
Após o cadastro da conta, irá precisar emitir 10 boletos de teste e 1 remessa para enviar ao gerente da conta.
Para isso primeiro terá que cadastrar uma fatura avulsa.
Cadastrar Fatura:
Faturas > Cadastrar fatura
Parceiro: usar o parceiro NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMO - SEM VALOR FISCAL. Valor: um valor simbólico. Receita/Despesa: recebimento. Histórico: Boletos de teste (para saber depois no que foi usado). Forma: Boleto. Condição: 10x Observa os vencimentos e clique em Gravar.
Importante: os dados do parceiro que sairá no boleto precisará estar correto, desde nome/razão social, cnpj/cpf e endereço, para não dar boleto rejeitado.
Após a fatura gravada, poderá emitir os boletos.
Geração de Boletos:
Banco> Geração de Boletos
Selecione o Parceiro e clique em pesquisar, selecione os boletos e clique em avançar.
Irá aparecer a tela da conta bancaria, clique em avançar.
Irá aparecer os boletos, clique em avançar.
Os boletos estão prontos para ser impressos.
Para salvar eles clique em ao abrir na tela, pode salvar em alguma pasta.
Geração da Remessa:
Banco> Geração de Remessa
Selecione a conta e clique em pesquisar;
Selecione os boletos que gerou ou clique em Marcar Todos e clique em Gerar Remessa. Irá abrir uma tela onde você terá que selecionar a pasta que deseja salvar esse arquivo de remessa e depois clique em ok.
Após salvar irá aparecer a mensagem:
E o número da remessa irá aparecer na aba Nome Arquivo Remessa:
O arquivo da remessa juntamente com os boletos terá que ser enviado para o gerente da conta.
Depende a Agência terá que mandar os boletos e a remessa pelo site com CNPJ e Protocolo.
O banco irá mandar uma mensagem respondendo se os boletos estarão homologados ou se estarão com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e a remessa, aguardando a resposta do banco.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Como Homologar Boletos da Cresol
OBS: Cresol agora tem conta própria para os boletos, não é mais Bradesco. Terá que aguardar o Gio desenvolver para poder homologar os boletos para Cresol e mudar esse manual aqui. Enquanto isso não dará certo!!!
Primeiro terá que entrar em contato com o gerente da conta para pegar os seguintes dados (poderá mandar um email para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj do banco)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Nosso Número inicial:
- Número da Remessa:
- Protesto é Automático ou Negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Número do Convênio:
- Agência:
- Conta Corrente:
- Sacador/Avalista:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, irá pegar os dados e colocar no sistema.
EXEMPLO:
Cadastrar Conta:
Banco> Cadastrar conta
Banco:
Agência: (número da cooperativa) 3161 - Digito Verificador: 5
Número da conta: 0000150 - Digito Verificador: 1
Descrição: poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos cresol.
Nome do cedente: NOME DO BENEFICIÁRIO
Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ: conforme o endereço do cliente.
Número do Convênio: 4050605 (igual na imagem acima)
Marcar a opção: Cobrança com Registro.
Aceite: Não
Taxas: Protestar ou Negativar: poderá escolher se os boletos serão protestados ou negativos ou nenhuma das opções. Dias para protesto/negativação: é opcional. Taxa de multa (%): o cliente irá definir. Juros mensais (%): o cliente irá definir também, pois se ele calcula por dia, aqui terá que colocar o total por mês.
Cobrança: Carteira: Espécie Documento: DM Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário.
CNAB: CNAB400 (apenas cnab400 está implementado).
Instruções: pode colocar a mensagem que o cliente deseja, pois essa mensagem irá sair em cima do boleto. Ex: PAGÁVEL EM QUALQUER BANCO. JURO AO MÊS % MULTA % A PARTIR DA DATA DE VENCIMENTO. MANTENHA O BOLETO EM DIA PARA EVITAR QUESTÕES DE PROTESTO.
Dados para geração do arquivo de remessa: Gerar Boleto e Remessa com ACBrLib.
Clique em Gravar.
Obs: O banco irá passar o nosso número para poder gerar os boletos (igual na imagem (1 - O Nosso Número para utilizar na homologação para essa empresa é: 47005807 a 47015806)). Esse nosso número terá que rodar um comando no sistema para poder alterar ele.
Após o cadastro da conta, irá precisar emitir 10 boletos de teste e 1 remessa. A remessa deverá ser enviada para o site http://confesolhomolog.governarti.com.br/cooperado/login usando o usuário e senha que foi passado.
Para isso primeiro terá que cadastrar uma fatura avulsa.
Cadastrar Fatura:
Faturas > Cadastrar fatura
Parceiro: usar o parceiro NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMO - SEM VALOR FISCAL.
No cadastro do parceiro devera deixar em Dados Opcionais o Parceiro Avalista, faça o cadastro da própria empresa, pois ele sairá em cima do boleto. (Sempre terá que ter esse avalista no parceiro que for gerar o boleto).
Valor: um valor simbólico. Receita/Despesa: recebimento. Histórico: Boletos de teste (para saber depois no que foi usado). Forma: Boleto. Condição: 10x Observa os vencimentos e clique em Gravar.
Importante: os dados do parceiro que sairá no boleto precisará estar correto, desde nome/razão social, cnpj/cpf e endereço, para não dar boleto rejeitado.
Após a fatura gravada, poderá emitir os boletos.
Geração de Boletos:
Banco> Geração de Boletos
Selecione o Parceiro e clique em pesquisar, selecione os boletos e clique em avançar.
Irá aparecer a tela da conta bancaria, clique em avançar.
Fique atento aqui nesse Número, pois ele terá que ser aquele nosso número que foi editado no bd.
Irá aparecer os boletos, clique em avançar.
Os boletos estão prontos para ser impressos.
O boleto sairá com a logo do Bradesco mesmo, ficará assim:
Geração da Remessa:
Banco> Geração de Remessa
Selecione a conta e clique em pesquisar;
Selecione os boletos que gerou ou clique em Marcar Todos e clique em Gerar Remessa. Irá abrir uma tela onde você terá que selecionar a pasta que deseja salvar esse arquivo de remessa e depois clique em ok.
Após salvar irá aparecer a mensagem:
E o número da remessa irá aparecer na aba Nome Arquivo Remessa:
Após isso, terá que entrar no site que foi passado http://confesolhomolog.governarti.com.br/cooperado/login com o usuário e senha.
Após o envio da remessa no site, encaminhar o boleto e a remessa para o email do responsável do banco.
O banco irá mandar uma mensagem respondendo se os boletos estarão homologados ou se estarão com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e a remessa, aguardando a resposta do banco.
Com a homologação realizada, orienta-se que seja efetuado o seguinte teste no ambiente de produção:
- Emitir um boleto de valor simbólico;
- Processar o arquivo de Remessa, enviando o mesmo atraves do link http://cobranca.confesol.com.
- Após registro do Título efetuar o pagamento em alguma agencia bancária;
- Após o processo de liquidação, confirmar o crédito na Conta Corrente da Empresa.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Como homologar boletos Safra
Na nova atualização poderá apenas marcar Gerar boleto e remessa com ACBrLib em: Banco> Consultar conta> Dados para geração do arquivo de remessa.
Primeiro terá que entrar em contato com o gerente da conta para pegar os seguintes dados (poderá mandar um email para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj da empresa)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Protesto é Automático ou negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Código do Beneficiário/Cliente ou Cedente:
- Agência:
- Conta Corrente:
- CNAB:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, irá pegar os dados e colocar no sistema.
Cadastrar Conta:
Banco> Cadastrar conta
Banco: 87 - BANCO SAFRA S.A.
Agência: 15400 (adicionar o digito do agência logo atrás da agência) - Digito Verificador: 0
Número da conta: 00012345 (preencha o número da conta e complemente com 0 a frente até obter 8 dígitos) - Digito Verificador: 2
Descrição: poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos safra.
Nome do cedente: sua razão social - Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ
Código do Cedente: é o mesmo número da conta corrente sem o digito verificador. O código do Beneficiário.
Marcar a opção: Cobrança com Registro.
Aceite: Não.
Taxas: Protestar ou Negativar: poderá escolher se os boletos serão protestados ou negativos ou nenhuma das opções. Dias para protesto/negativação: é opcional. Taxa de multa (%): o cliente irá definir. Juros mensais (%): o cliente irá definir também, pois se ele calcula por dia, aqui terá que colocar o total por mês.
Cobrança: Carteira: 01 Espécie Documento: DM Modalidade: 1 Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário. CNAB: Só foi testado com CNAB400
Instruções: pode colocar a mensagem que o cliente deseja, pois essa mensagem irá sair em cima do boleto. Ex: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NOS BANCOS SAFRAS. JURO AO MÊS % MULTA % A PARTIR DA DATA DE VENCIMENTO. MANTENHA O BOLETO EM DIA PARA EVITAR QUESTÕES DE PROTESTO.
Clique em Gravar.
Exemplo:
Após o cadastro da conta, irá precisar emitir 10 boletos de teste e 1 remessa para enviar ao gerente da conta.
Para isso primeiro terá que cadastrar uma fatura avulsa.
Cadastrar Fatura:
Faturas > Cadastrar fatura
Parceiro: usar o parceiro NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMO - SEM VALOR FISCAL. Valor: um valor simbólico. Receita/Despesa: recebimento. Histórico: Boletos de teste (para saber depois no que foi usado). Forma: Boleto. Condição: 10x Observa os vencimentos e clique em Gravar.
Importante: os dados do parceiro que sairá no boleto precisará estar correto, desde nome/razão social, cnpj/cpf e endereço, para não dar boleto rejeitado.
Após a fatura gravada, poderá emitir os boletos.
Geração de Boletos:
Banco> Geração de Boletos
Selecione o Parceiro e clique em pesquisar, selecione os boletos e clique em avançar.
Irá aparecer a tela da conta bancaria, clique em avançar.
Irá aparecer os boletos, clique em avançar.
Os boletos estão prontos para ser impressos.
Para salvar eles clique em ao abrir na tela, pode salvar em alguma pasta.
Geração da Remessa:
Banco> Geração de Remessa
Selecione a conta e clique em pesquisar;
Selecione os boletos que gerou ou clique em Marcar Todos e clique em Gerar Remessa. A remessa gerada irá sair com um nome do arquivo. Irá abrir uma tela onde você terá que selecionar a pasta que deseja salvar esse arquivo de remessa e depois clique em ok.
Após salvar irá aparecer a mensagem:
O arquivo da remessa juntamente com os boletos terá que ser enviado para o gerente da conta.
O banco irá mandar uma mensagem respondendo se os boletos estarão homologados ou se estarão com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e a remessa, aguardando a resposta do banco.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Como homologar boletos Bradesco
Na nova atualização poderá apenas marcar Gerar boleto e remessa com ACBrLib em: Banco> Consultar conta> Dados para geração do arquivo de remessa.
Primeiro terá que entrar em contato com o gerente da conta para pegar os seguintes dados (poderá mandar um email para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj da empresa)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Nosso Número inicial:
- Número da Remessa:
- Protesto é Automático ou negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Código do Beneficiário/Cliente ou Cedente:
- Num. Convênio:
- Agência:
- Conta Corrente:
- UA/Posto:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, irá pegar os dados e colocar no sistema.
Cadastrar Conta:
Banco> Cadastrar conta
Banco: 19 - BANCO BRADESCO S.A.
Agência: 4567 - Digito Verificador: 0
Número da conta: 01234567 - Digito Verificador: 0
Descrição: poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos Bradesco.
Nome do cedente: razão social da empresa - Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ: dados da empresa.
Código do Cedente: 1122334
Num. Convênio: 01234567891
Marcar a opção: Cobrança com Registro.
Aceite: Não.
Taxas: Protestar ou Negativar: poderá escolher se os boletos serão protestados ou negativos ou nenhuma das opções. Dias para protesto/negativação: é opcional. Taxa de multa (%): o cliente irá definir. Juros mensais (%): o cliente irá definir também, pois se ele calcula por dia, aqui terá que colocar o total por mês.
Cobrança: Carteira: 9 Espécie Documento: DM Modalidade: (deixar em branco) Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário. CNAB: CNAB400.
Instruções: pode colocar a mensagem que o cliente deseja, pois essa mensagem irá sair em cima do boleto. Ex: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NO BRADESCO. JURO AO MÊS % MULTA % A PARTIR DA DATA DE VENCIMENTO. PROTESTO AUTOMÁTICO APÓS .. DIAS. (se tiver protesto, se não deixa sem essa informação).
Clique em Gravar.
Após o cadastro da conta, irá precisar emitir 10 boletos de teste e 1 remessa para enviar ao gerente da conta.
Para isso primeiro terá que cadastrar uma fatura avulsa.
Cadastrar Fatura:
Faturas > Cadastrar fatura
Parceiro: usar o parceiro NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMO - SEM VALOR FISCAL. Valor: um valor simbólico. Receita/Despesa: recebimento. Histórico: Boletos de teste (para saber depois no que foi usado). Forma: Boleto. Condição: 10x Observa os vencimentos e clique em Gravar.
Após a fatura gravada, poderá emitir os boletos.
Geração de Boletos:
Banco> Geração de Boletos
Selecione o Parceiro e clique em pesquisar, selecione os boletos e clique em avançar.
Irá aparecer a tela da conta bancaria, clique em avançar.
Irá aparecer os boletos, clique em avançar.
Os boletos estão prontos para ser impressos.
Para salvar eles clique em ao abrir na tela, pode salvar em alguma pasta.
Geração da Remessa:
Banco> Geração de Remessa
Selecione a conta e clique em pesquisar;
Selecione os boletos que gerou ou clique em Marcar Todos e clique em Gerar Remessa. A remessa gerada irá sair com um nome do arquivo. Irá abrir uma tela onde você terá que selecionar a pasta que deseja salvar esse arquivo de remessa e depois clique em ok.
Após salvar irá aparecer a mensagem:
O arquivo da remessa juntamente com os boletos terá que ser enviado para o gerente da conta.
O banco irá mandar uma mensagem respondendo se os boletos estarão homologados ou se estarão com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e a remessa, aguardando a resposta do banco.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Lembrando que precisa voltar a remessa para a numeração 0 > Banco > Consultar contas > Dados para geração do arquivo de remessa> sequencia da remessa: 0 e clique em gravar. Se o cliente já emite o boleto pelo site, terá que verificar a numeração do boleto para dar sequencia no sistema. (Na homologação a numeração não irá interferir.
Como Homologar Boletos do Banco do Brasil
Primeiro você terá que entrar em contato com o gerente da conta para obter os seguintes dados (poderá enviar um e-mail para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj do banco)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Nosso Número Inicial:
- Número da Remessa:
- Protesto é Automático ou Negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Número do Convênio:
- Agência:
- Conta Corrente:
- Sacador/Avalista:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, você irá coletar os dados e colocá-los no sistema.
Conta Cadastral:
Banco> Cadastrar conta
Banco: 44 - BANCO DO BRASIL SA
Agência: 1234 - Digito Verificador: 0
Número da conta: 12345 - Digito Verificador: 6
Descrição: você poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos Banco do Brasil
Nome do cedente: NOME DO BENEFICIÁRIO (Geralmente Razão Social da Empresa)
Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ: conforme os dados da empresa
Código Cedente: 12345 Dígito Verificador: 6 (é o mesmo número da conta atual, com o dígito nesse caso)
Número do Convênio: 67891011 (Esse número precisa ser passado pelo Banco)
Aceito: Não
Taxas : Protestar ou Negativar: opcional
Dias para protesto/negativação: opcional
Taxa de multa (%): deve ser informada de acordo com a agência, geralmente 2%
Juros mensais (%): opcional
Cobrança : Carteira: 17
Espécie Documento: DM
Modalidade: 019 (Nesse caso também foi informado assim pela agência)
Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário.
CNAB: CNAB400
Ir até a aba Outras Opções e marcar a opção "Utilizar esta Conta com o ACBrLib"
Clique em Gravar.
Após o cadastro da conta, será necessário emitir 10 boletos de teste e 1 remessa para envio ao gerente da conta.
O banco enviará uma mensagem respondendo se os boletos forem homologados ou se forem com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e o envio, aguardando a resposta do banco.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Como homologar boletos Uniprime
Como homologar boletos Uniprime
Na nova atualização poderá apenas marcar Gerar boleto e remessa com ACBrLib em: Banco> Consultar conta> Dados para geração do arquivo de remessa.
Primeiro terá que entrar em contato com o gerente da conta para pegar os seguintes dados (poderá mandar um email para o gerente):
- Beneficiário: (nome da empresa)
- CPF/CNPJ Beneficiário: (cnpj da empresa)
- Banco:
- Carteira/Modalidade:
- Simples Com Registro:
- Nosso Número inicial:
- Número da Remessa:
- Protesto é Automático ou negativado: (o cliente que decide)
- Quantidade de dias para protesto ou negativação: (o cliente que decide)
- Multa % : (o cliente que decide)
- Juros % mensais: (o cliente que decide)
- Código do Beneficiário/Cliente ou Cedente:
- Agência:
- Conta Corrente:
- UA/Posto:
- Mensagem local de pagamento: (o cliente que decide)
Após isso, irá pegar os dados e colocar no sistema.
Cadastrar Conta:
Banco> Cadastrar conta
Banco: 099 - Banco Uniprime Central
Agência: 0102 - Digito Verificador: 0
Número da conta: 12345 - Digito Verificador: 6
Descrição: poderá colocar a forma que quiser na descrição, exemplo: boletos Uniprime
Nome do cedente: sua razão social - Cidade/Logradouro/ N°/ Bairro/CEP/CNPJ
Código do Cedente: é o mesmo número da conta corrente sem o digito verificador. O código do Beneficiário.
Aceite: Não.
Taxas: Protestar ou Negativar: poderá escolher se os boletos serão protestados ou negativos ou nenhuma das opções. Dias para protesto/negativação: é opcional. Taxa de multa (%): o cliente irá definir. Juros mensais (%): o cliente irá definir também, pois se ele calcula por dia, aqui terá que colocar o total por mês.
Cobrança: Carteira: 09 (informação fonecida pelo gerente) Espécie Documento: DM Modalidade: 1 Layout Boleto: normalmente é padrão, mas pode colocar carnê ou pode colocar padrão (entrega) ai o boleto irá sair para preencher com a assinatura do beneficiário. CNAB: ultimamente Uniprime esta usando CNAB240.
Instruções: pode colocar a mensagem que o cliente deseja, pois essa mensagem irá sair em cima do boleto. Ex: PAGÁVEL PREFERENCIALMENTE NA UNIPRIME.
Clique em Gravar.
Exemplo:
Se possuir negativação, informar "07" no campo Instrução 1, e os dias para a negativação, no campo Instrução 2. (Número máximo 55 dias).
Ir até a aba Outras Opções e marcar a opção "Utilizar esta Conta com o ACBrLib"
Após o cadastro da conta, irá precisar emitir 10 boletos de teste e 1 remessa para enviar ao gerente da conta.
Para isso primeiro terá que cadastrar uma fatura avulsa.
Cadastrar Fatura:
Faturas > Cadastrar fatura
Parceiro: usar o parceiro NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMO - SEM VALOR FISCAL. Valor: um valor simbólico. Receita/Despesa: recebimento. Histórico: Boletos de teste (para saber depois no que foi usado). Forma: Boleto. Condição: 10x Observa os vencimentos e clique em Gravar.
Importante: os dados do parceiro que sairá no boleto precisará estar correto, desde nome/razão social, cnpj/cpf e endereço, para não dar boleto rejeitado.
Após a fatura gravada, poderá emitir os boletos.
Geração de Boletos:
Banco> Geração de Boletos
Selecione o Parceiro e clique em pesquisar, selecione os boletos e clique em avançar.
Irá aparecer a tela da conta bancaria, clique em avançar.
Irá aparecer os boletos, clique em avançar.
Os boletos estão prontos para ser impressos.
Para salvar eles clique em ao abrir na tela, pode salvar em alguma pasta.
Geração da Remessa:
Banco> Geração de Remessa
Selecione a conta e clique em pesquisar;
Selecione os boletos que gerou ou clique em Marcar Todos e clique em Gerar Remessa. A remessa gerada irá sair com um nome do arquivo. Irá abrir uma tela onde você terá que selecionar a pasta que deseja salvar esse arquivo de remessa e depois clique em ok.
Após salvar irá aparecer a mensagem:
O arquivo da remessa juntamente com os boletos terá que ser enviado para o gerente da conta.
O banco irá mandar uma mensagem respondendo se os boletos estarão homologados ou se estarão com erros, ai terá que ser corrigido conforme o erro, gerar novamente os boletos e a remessa, aguardando a resposta do banco.
Se estiver tudo ok, o cliente poderá emitir já os boletos pelo sistema.
Lembrando que precisa voltar a remessa para a numeração 0 > Banco > Consultar contas > Dados para geração do arquivo de remessa> sequencia da remessa: 0 e clique em gravar.
Se o cliente já emite o boleto pelo site, terá que verificar a numeração do boleto para dar sequencia no sistema. (Na homologação a numeração não irá interferir)
Cadastro e Configuração para emissão de boletos via PagHiper
O PagHiper é o primeiro serviço de cobrança online integrado ao nosso sistema. Para fazer uso dele precisamos fazer um cadastro rápido e fácil. Para isso, siga os passos abaixo:
Primeiramente precisamos cadastrar no sistema TryERP:
Banco > Cadastrar Conta
Preencher as informações abaixo:
- Preencher as informações conforme a imagem.
Lembrando que a conta informada para emissão de boleto na PagHiper é apenas informativa, a conta para entrar o dinheiro deverá ser configurada diretamente no site da PAGHIPER.
Selecionar a Administradora PAGHIPER:
E preencher o token e Chave API que se encontram na PagHiper no próximo passo:
Agora vamos até o Site da PagHiper
Se já tiver uma conta é só clicar em ENTRAR
Caso não tenha, pode ir em CADASTRAR:
Depois de logar na conta, entrar no menu - Minha Conta > Credenciais
Vai abrir a tela com a API KEY e TOKEN, basta copiar e colar no TryERP no campo do Menu Banco > Consultar conta > Boleto Online
Colar a Chave e Token:
Depois de configurado, basta escolher a forma de pagamento Boleto, e conta conforme o nome cadastrado para a PAGHIPER na OS, Pedido ou NF.
Configuração de Juros e Multa:
Obs: O máximo permitido pela Paghiper para Juros é 1% ao mês, e multa de 2%
Configuração de prazo para recebimento:
Para consultar o boleto, Reimprimir:
Selecione a conta, e clique em Pesquisar
Assim poderá Imprimir ou excluir o boleto.
A Transação ficará disponível dentro da sua conta na PagHiper, podendo ser consultada quando paga ou cancelada devido ao não pagamento:
Possuíndo também a opção de reenviar o e-mail ou emitir o boleto novamente:
O envio do e-mail ao cliente é feito pela PagHiper, através do e-mail comprador@paghiper.com , assim caso o cliente não localize o e-mail, verificar em SPAM ou LIXO ELETRÔNICO.
A tarifa para emissão do boleto varia conforme o volume, cobrança sendo direta pela emissora e descontado no recebimento quando o boleto pago.
Saques para os bancos ITAU, BRADESCO, SANTANDER, BB, SICREDI e SICOOB serão gratuitos, os demais bancos terão custo de R$ 2,00.
Lembrando que a geração e cancelamento de boleto pela PagHiper não tem custo quando o mesmo não for pago.
OBS: O protesto não é gerado automaticamente.
Para protestar um boleto gerado pela PAGHIPER, deverá dirigir-se diretamente ao cartório, solicitando pelo protesto. Será necessário o preenchimento de um documento na Apresentação para protestos de qualquer título por duplicata mercantil por indicação (DMI) no cartório para assim seguir com o protesto do título.
Para a impressão de boletos via VM, atentar ao caso abaixo:
Impressão de Boletos Online
Quando se trata de impressão de boletos online, não podemos utilizar a impressora Universal Printer, pois o documento trava na fila de impressão do servidor tanto usando os sistema na web quando por atalho via RDP.
Nesse caso então o cliente pode estar salvando o PDF do boleto em seu computador ou caso o servidor que o cliente esteja configurado tenha ativado nele a Virtual Printer.
Para usar a Virtual Printer o cliente precisa ter o atalho do sistema em seu computador ou quando abrir pelo site abrir sempre com RemoteApp, e precisa ter instalado no computador o driver da Virtual Printer, na hora de imprimir o boleto selecionara essa impressora.
Somente nesse caso conseguira mandar direto para impressora, outros caso precisa salvar em seu computador.
Mais informações sobre a impressão pode clicar AQUI
Para a transferência do valor dos boletos recebidos, terá que clicar em Transferência > Saques: marcar as duas opções para receber o código no celular, após receber o código informar ele e depois selecionar a conta que deseja.
A Paghiper possui fortes parcerias com grandes instituições financeiras, uma das vantagens é a isenção da tarifa de transferência interbancária para alguns bancos. Se sua conta cadastrado na PagHiper for nos bancos abaixo, será isento da tarifa de transferência interbancária. Itaú; Bradesco; Santander; Sicoob; Banco do Brasil e Sicredi. Para os demais bancos, é cobrada uma tarifa de transferência interbancária de R$ 2,00 reais por saque independente do valor solicitado.
Atualização do mecanismo de geração de boletos via Banco (Remoção do ACBR e configuração do método ACBR LIB) (Desatualizado)
O Mecanismo ACBR foi substituido pelo ACBR LIB, então para fazer esta troca, precisamos seguir os procedimentos conforme abaixo:
Acesse o Caminho Configurações Gerais, na aba GERAL, remover os caminhos: Caminho do ACBR monitor, Caminho dos arquivos de Remessa, e caminho PC local.
Agora ir para: Banco - Consultar Contas:
Selecionar a conta que é utilizada para emissão de boletos e clicar em Editar:
Dentro da aba de edição, clicar em Dados para geração do arquivo de remessa e marcar a opção Gerar boletos e remessa com ACBR LIB conforme imagem abaixo:
Este processo podemos intitular de "Consolidação da HB". É onde você se certifica que tá tudo OK em relação a isso.
Então nos asseguramos de que tudo está em perfeito funcionamento, fazendo um teste de A a Z, assim:
I) Gerando um boleto de teste, de valor simbólico;
II) Enviar a Remessa para o Banco;
III) Após a remessa processar, realizar o pagamento deste boleto;
IV) No dia seguinte, conferir o retorno deste boleto, se houve a liquidação e ocorreu tudo certo na conta.
Assim que finalizado a confirmação do recebimento do boleto, poderá emitir boletos em produção novamente.
Integração de cobrança via Web Service / API
Detalhes de configuração para comunicação via Web Service ou API com o banco para evitar a necessidade de manualmente fazer o controle por arquivo de remessa
Configurações ACBr Boleto Híbrido/WebService
Ferramenta ACBrLib Boleto no TryERP (ACBr Boleto)
O sistema utiliza ACBr para realizar toda e qualquer comunicação entre o sistema e o banco. onde é necessário algumas configurações iniciais para que a ferramenta funcione corretamente. segundo o manual, esses são os bancos que já possuem o recurso disponibilizado e como devem ser conectados a cada integração.
https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/57991-acbrboleto-via-webservice/
O sistema basicamente tentará configurar os dados informados no manual deles conforme a conta cadastrada no sistema. foi apenas disponibilizado as principais configurações de permissão e conforme para liberar novas versões do ACBr estaremos atualizando e avaliando alterações possíveis.
Caso seja necessário uma alteração em alguma configuração da ferramenta do ACBr é possível localizar o arquivo na pasta Cliente do sistema TryERP, onde ele gerará mantendo a estrutura "ACBrLib[CNPJ]-[ContaBancaria].ini" basta abri-lo e editar a informação manualmente, sempre que o recurso precisar ser usado será carregado esse arquivo.
Caso tenha dúvidas dos campos é necessário consultar o manual do ACBrBoleto
Configurações no TryERP no Cadastro da Conta
Para uso da API definirá a usabilidade diferente do padrão e NÃO marcará "Utilizar esta conta com o ACBrLib, onde por exemplo para o sicredi que possui 2 formas de comunicação a API Versão ECOMM seria a usabilidade "Web Service" e a API Versão V2 seria a usabilidade "API". Basicamente a regra é que: para usar boleto híbrido será necessário utilizar uma API de usabilidade, já se o desejo é simplesmente o registro de boleto automatizado, a versão Web Service já atenderá, levando em consideração que o banco possui mais de 1 API.
Por fim será necessário preencher os campos da aba Web Service - API conforme manual do ACBr indica. Também será necessário solicitar ao banco as credenciais para utilização.
Client ID:
Client Secret:
Key User:
Scope:
Tipo Cobrança:
Ambiente:
Após cadastrar a conta bancária no sistema, será necessário direcionar ao Menu Configurações -> Configurações Adicionais . Na aba ACBr selecionará a opção Boleto e informará a conta que acabou de cadastrar. avaliar se precisa alterar alguma configuração conforme manual do ACBr e salvar.
Nas configurações do DFe será necessário alterar conforme abaixo:
É OBRIGATÓRIO USO DE CERTIFICADO A1 - Basta configurá-lo conforme manual
Particularidades do Sicredi
Client Id = codigoCedente + agência (lembrando que codigoCedente pode ser diferente do N° da Conta
Key User = 7d596a2a-81ec-482f-b71e-65cfc2647b49
Client Secret = Token necessário através de solicitação pelo gerenciador do Sicredi segue foto da localização dele, caso não esteja aparecendo é necessário solicitar ao Gerente para liberação do mesmo. (pode haver custos envolvidos verificar com o gerente)
Scope: cobranca
Tipo Cobrança: Sicredi
Ambiente: Produção
Particularidades Sicoob
Geração chave publica e privada
Chave Pública:
openssl pkcs12 -in nomeArquivoCertificado.pfx -clcerts -nokeys -out Caminhopublickey.pem
Chave Privada:
openssl pkcs12 -in nomeArquivoCertificado.pfx -nocerts -out CaminhoPrivateKey.key -nodes
Particularidades Inter
Cadastro no site do banco
Para ativar a API com o registro automático de boleto Inter será necessário realizar o cadastro no site disponibilizado pelo banco.
Para cadastrar a API, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o Internet Banking PJ;
- Na aba superior da tela, clique em “conta digital”, localize “aplicações” e selecione “nova aplicação”
- Crie um nome, defina uma descrição da aplicação e clique em “próximo”;
- Clique em “API cobrança (boleto com PIX)” e selecione todas as opções;
Leia com atenção os termos e condições de uso antes de aceitar.
Após selecionar as APIs, clique em “criar aplicação” para concluir.
- Será direcionado à tela Gestão de Aplicações, onde sua aplicação será exibida com o status “novo”. Expandindo os detalhes você poderá ver mais algumas informações sobre a aplicação, como quais permissões e as contas correntes que está associada. Nesta tela você encontrará o botão para baixar a chave e certificado, para serem utilizados em seus acessos às nossas APIs.
- Ao baixar as chaves e o certificado, localize os arquivos em seu computador, normalmente estão na pasta download. Caso utilize sistema online será necessário transferir os arquivos (Inter API_Certificado.crt | Inter API_Chave.key) para a pasta Cliente do seu sistema.
- Após feito isso será necessário no Menu Configurações Adicionais -> Aba ACBr -> Caminho completo dos 2 arquivos, sendo a chave publica o Inter API_Certificado.crt e a chave privada Inter API_Chave.key.
- De volta ao site, as respectivas credenciais serão geradas e exibidas na mesma tela de detalhes, enquanto a aplicação passará por um processo de validação. Após alguns minutos, o status será atualizado para Ativo e a aplicação estará pronta para utilização.
Cadastro e Configuração Para Emissão de Boletos Pela Belluno
A Belluno é um serviço de cobrança online que foi integrado ao nosso sistema, possibilitando a geração de boletos de forma rápida e prática, sem a necessidade de geração e transmissão de remessa ou importação de retornos, com o recebimento automático com um clique no dia seguinte ao pagamento.
Para fazer uso dessas funcionalidades precisamos realizar um cadastro rápido dentro do sistema e também abrir uma conta junto a Belluno. Para isso, siga os passos abaixo:
Banco > Cadastrar Conta
Preencha as informações abaixo:
Tais informações para emissão dos boletos Belluno são apenas informativas, a conta para receber os valores deve ser configurada diretamente no site da Belluno.
Selecione a Administradora PAGHIPER:
E preencha o token para integração que se está disponível no site da Belluno. A geração do token será explicado nos próximos passos:
Agora vamos até o site da Belluno
Caso já possua uma conta, basta logar.
Se ainda não tem, clique em Criar Conta e proceda com o cadastro. Se desejar, a Belluno oferece uma opção de antecipação que pode ser analisada com um analista, conforme detalhado no site.
Mas para o uso dos boletos no sistema, você pode somente abrir uma Conta Digital PJ.
Depois de logar na conta, nas opções da esquerda da tela, vá até o menu Configurações > Documentação API
Na tela que será aberta, clique em Gerar Token na opção API Token
Este token deve ser informado no campo Token para integração, dentro do cadastro da conta no sistema, conforme os primeiros passos deste manual.
Depois de configurado, a conta bancária já está pronta para ser utilizada para geração dos boletos.
Consulta e Reimpressão dos Boletos
Selecione a conta, e clique em Pesquisar
No rodapé da tela, temos as opções disponíveis:
Retransmitir Boleto: opção indicada quando o boleto gerado não foi aceito e precisa ser reenviado para nova validação por parte da Belluno.
Imprimir Boletos: será gerado novamente a impressão dos boletos, possibilita a seleção de vários registros, para gerar a impressão de mais de um ao mesmo tempo.
Verificar Status dos Boletos: será enviado uma solicitação de status a Belluno de todos os boletos que foram emitidos e que não estão baixados, dessa forma, se o cliente realizou o pagamento do mesmo, o sistema irá realizar a liquidação dele no caixa logado. (Obrigatório o login em um caixa para essa consulta).
Enviar por E-mail e Baixar/Cancelar Boletos: opções não disponíveis atualmente, a Belluno não disponibiliza a opção de cancelamento via API.
Para cancelar os boletos diretamente pela Belluno, vá até o menu Boletos > Consultar / Alterar
Encontre o boleto desejado na lista e use esta opção:
Será enviado uma solicitação de cancelamento, após o processamento, ao obter status dos boletos no sistema o mesmo irá receber o status de cancelado.
É possível também realizar a alteração do boleto diretamente pela plataforma Belluno, nos botões ao lado do botão de cancelar, neste mesmo caminho.
A configuração de multa e juros de mora deve ser realizada diretamente pelo site da Belluno, no seguinte caminho:
O protesto não é gerado automaticamente.
Para protestar um boleto gerado pela Belluno, deverá dirigir-se diretamente ao cartório, solicitando pelo protesto. Será necessário o preenchimento de um documento na apresentação para protestos de qualquer título por duplicata mercantil por indicação (DMI) no cartório para assim seguir com o protesto do título.
Para a impressão de boletos via VM, atentar ao caso abaixo:
Impressão de Boletos Online
Quando se trata de impressão de boletos online, não podemos utilizar a impressora Universal Printer, pois o documento trava na fila de impressão do servidor tanto usando os sistema na web quando por atalho via RDP.
Nesse caso então o cliente pode estar salvando o PDF do boleto em seu computador ou caso o servidor que o cliente esteja configurado tenha ativado nele a Virtual Printer.
Para usar a Virtual Printer, o cliente deve ter o atalho do sistema em seu computador. Caso abra o sistema pelo site, deve sempre usar o RemoteApp. Também é necessário instalar o driver da Virtual Printer. Na hora de imprimir o boleto, basta selecionar essa impressora.
Somente nesse caso conseguira mandar direto para impressora, outros caso precisa salvar em seu computador.
Mais informações sobre a impressão AQUI
Saque da Conta Belluno
No resumo da conta, no campo do valor disponível, clique sobre a opção Sacar:
Proceda com o preenchimento dos seus dados bancários e solicite o saque. Será cobrado uma taxa do TED de 3,75 por saque realizado.